Rondônia, 14 de dezembro de 2025
Geral

Com 100% das lojas de atendimento fechadas, eletricitários mantem serviços essenciais e aguardam proposta

Nesta terça-feira (09) a greve dos trabalhadores do setor elétrico, que abrange a Eletrobrás distribuição (antiga CERON); Eletronorte, responsável por UHE Samuel e transmissão no Estado; e Eletrosul, responsável pela transmissão para fora de Rondônia, iniciada no dia 1º de junho, completou seu nono dia de paralisação. O movimento, que é nacional, é coordenado no Estado pelo Sindicato dos Urbanitários (SINDUR). O motivo da paralisação é o impasse em relação ao pagamento da Participação nos Lucros e Resultados (PLR), pois os funcionários recusaram a proposta das empresas de 1,16 folha de pagamento.
Na última quarta-feira (03) houve uma rodada de negociação em Brasília na qual, apesar de não se ter chegado a formalização de uma nova proposta, foram sinalizados alguns avanços que poderiam vir a contemplar a expectativa dos eletricitários, os quais ficaram de ser oficializados pelas empresas do setor elétrico na última sexta-feira (05), mas isso não aconteceu até o momento. A disposição dos trabalhadores é a de manter a greve por tempo indeterminado, até que seja oficializada a nova proposta, para ser apreciada em assembleia da categoria.
As bases para a nova proposta, que poderia motivar os eletricitários a interromper a greve, teriam que contemplar quatro pontos: a) pagamento da PLR correspondente a 1,26 folha de pagamento; b) pagamento de um valor adicional do ticket alimentação c) manter aberta a negociação sobre a forma de pagamento das próximas PLRs, sem que haja imposição de regras por parte das empresas; e d) compromisso de pagamento de PLR correspondente a uma folha de pagamento quando se atingir os resultados operacionais.
Embora a greve conte com a adesão de praticamente toda da categoria, o SINDUR tem assegurado o funcionamento normal dos serviços essenciais de geração, transmissão e distribuição; além das manutenções emergenciais para assegurar o fornecimento normal de energia. O Sindicato orienta a população de que os cortes de energia continuam sendo executados por empresas terceirizadas e que a religação poderá ser solicitada pelo 0800-647-0120; além disso, um dos serviços mais solicitados nas lojas de atendimento é a segunda via de conta, que pode ser impressa diretamente pela internet na página: www.ceron.com.br

SIGA-NOS NO

Veja Também

Região central de Rondônia pode sofrer colapso de energia com tempestades neste fim de semana, alertam institutos de meteorologia

Vídeo: motociclista sem CNH atropela cabo da PM durante perseguição no Espaço Alternativo

Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná comemora quatro anos de funcionamento

Prefeitura de Porto Velho lança Chamada Escolar Municipal para o ano letivo de 2026