Rondônia, 22 de dezembro de 2025
Geral

Com 100% das lojas de atendimento fechadas, eletricitários mantem serviços essenciais e aguardam proposta

Nesta terça-feira (09) a greve dos trabalhadores do setor elétrico, que abrange a Eletrobrás distribuição (antiga CERON); Eletronorte, responsável por UHE Samuel e transmissão no Estado; e Eletrosul, responsável pela transmissão para fora de Rondônia, iniciada no dia 1º de junho, completou seu nono dia de paralisação. O movimento, que é nacional, é coordenado no Estado pelo Sindicato dos Urbanitários (SINDUR). O motivo da paralisação é o impasse em relação ao pagamento da Participação nos Lucros e Resultados (PLR), pois os funcionários recusaram a proposta das empresas de 1,16 folha de pagamento.
Na última quarta-feira (03) houve uma rodada de negociação em Brasília na qual, apesar de não se ter chegado a formalização de uma nova proposta, foram sinalizados alguns avanços que poderiam vir a contemplar a expectativa dos eletricitários, os quais ficaram de ser oficializados pelas empresas do setor elétrico na última sexta-feira (05), mas isso não aconteceu até o momento. A disposição dos trabalhadores é a de manter a greve por tempo indeterminado, até que seja oficializada a nova proposta, para ser apreciada em assembleia da categoria.
As bases para a nova proposta, que poderia motivar os eletricitários a interromper a greve, teriam que contemplar quatro pontos: a) pagamento da PLR correspondente a 1,26 folha de pagamento; b) pagamento de um valor adicional do ticket alimentação c) manter aberta a negociação sobre a forma de pagamento das próximas PLRs, sem que haja imposição de regras por parte das empresas; e d) compromisso de pagamento de PLR correspondente a uma folha de pagamento quando se atingir os resultados operacionais.
Embora a greve conte com a adesão de praticamente toda da categoria, o SINDUR tem assegurado o funcionamento normal dos serviços essenciais de geração, transmissão e distribuição; além das manutenções emergenciais para assegurar o fornecimento normal de energia. O Sindicato orienta a população de que os cortes de energia continuam sendo executados por empresas terceirizadas e que a religação poderá ser solicitada pelo 0800-647-0120; além disso, um dos serviços mais solicitados nas lojas de atendimento é a segunda via de conta, que pode ser impressa diretamente pela internet na página: www.ceron.com.br

SIGA-NOS NO

Veja Também

Governador Marcos Rocha está decidido não concorrer ao Senado em meio ao alerta de forte crise fiscal em sua gestão

Imagens exclusivas mostram avião onde estavam Maurício Carvalho e vereador pegando fogo em Extrema

Vídeo: Avião com Márcio Pacelle e Maurício Carvalho faz pouso forçado e pega fogo em Extrema

STJ mantém decisão do TJRO e garante execução de contrato de publicidade do Governo com a Pen6