Rondônia, 14 de dezembro de 2025
Geral

Com mais de 13,5 mil hipertensos cadastrados, Semusa realiza ação de prevenção no sábado

Nessa sexta-feira, 26 de abril, é o Dia Nacional de Combate à Hipertensão Arterial. Em todos os municípios brasileiros é crescente o número de casos da doença, por isso a população deve ser conscientizada sobre a incidência do agravo. Em Porto Velho, dados do e-SUS AB apontam uma média de 13.563 usuários hipertensos cadastrados nas unidades básicas de saúde (UBS).

De acordo com a coordenadora do programa Hiperdia, Ivaneide Neves, entre os principais fatores de risco estão a hereditariedade, a obesidade, o sedentarismo, o alcoolismo, o cigarro, stress urbano, fatores socioeconômicos e consumo exagerado de sal, o que torna fundamental alertar sobre as medidas de mudança no estilo de vida.

Para chamar a atenção da população sobre os riscos da doença e realizar medidas preventivas, a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) realiza, no sábado (27), uma ação de prevenção e combate a hipertensão arterial, na comunidade Santa Rita de Cássia, localizada na Rua Benedito Inocêncio, 7214, Bairro Três Marias, na Zona Leste da Capital. O horário será das 8h às 13h.

O tema da ação é: ‘Hipertensão - cuide da alimentação para viver com menos pressão’. Serão oferecidos serviços de imunização, entrega de medicamentos, consulta com clínico geral, confecção do cartão do SUS, teste de glicemia, saúde bucal, teste tápido para HIV e hepatites B e C, acompanhamento do bolsa família, orientação social e outros serviços.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Laudo da PF revela falsificação em contrato e agrava escândalo da cota de gênero no PSB em Porto Velho

Briga entre duas mulheres termina com prisão no Centro de Porto Velho; PM usou gás de pimenta na ação

Região central de Rondônia pode sofrer colapso de energia com tempestades neste fim de semana, alertam institutos de meteorologia

Vídeo: motociclista sem CNH atropela cabo da PM durante perseguição no Espaço Alternativo