Rondônia, 02 de fevereiro de 2026
Geral

Com três novatos e grandes apostas em reforços, oito times disputam o Campeonato Rondoniense 2016

Oito times, estádio reformados e muita rivalidade são ingredientes importantes para apimentar o Campeonato Rondoniense 2016. A partir deste sábado (5), a bola começa a rolar para Ariquemes, Genus, Guajará, Ji-Paraná, Rolim de Moura, e para os novatos Morumbi, Real Ariquemes e Rondoniense.


O Campeonato Rondoniense 

Mas é o interior quem tem maior glória no estadual. Sozinho, o Ji-Paraná é o maior campeão da história, com nove títulos. Além dos tradicionais clássicos estaduais, neste ano teremos três municipais. Ariquemes e Real, Genus e Rondoniense e Guajará e Morumbi.


O Campeonato Rondoniense 

O campeonato mantém as mesmas regras do ano passado. Divididos em dois turno, os times se enfrentem em jogos de ida e volta, sendo levantada a taça ao final de cada turno. Nos jogos de ida, todos os times se enfrentam, e os dois com melhor pontuação avançam disputam a final, também em duas partidas. O campeão do primeiro turno, garante vaga já na final do estadual e conquista a vaga na Série D do Campeonato Brasileiro de 2016.

Já no returno, os times voltam a se enfrentar (com mando de campo invertido), e seguem as mesmas regras do primeiro. O vencedor leva a vaga na Série D 2017. Se o campeão do returno, for o mesmo do primeiro, não haverá necessidade de final, e ele será declarado campeão estadual. Caso contrário, haverá a disputa em jogos de ida e volta, para decidir quem Rondônia na Copa Verde e Copa do Brasil em 2017.

O regulamento deste ano, permite que cada clube inscreva 10 atletas amadores e cinco estrangeiros, além dos profissionais que não tem número limitado. Mas, para entrar em campo, o jogador precisa estar registrado no BID, no último dia útil que antecede a partida. A prazo limite para inscrever atletas é o último dia útil ao início da primeira rodada do returno.

A abertura do estadual terá três jogos no sábado e um no domingo. Às 16h, do dia 5, jogam Guajará x Rondoniense, no estádio João Saldanha, e Rolim de Moura x Ji-Paraná, no Cassolão. Às 19h, o Genus recebe o Real Ariquemes, na reabertura do Aluizão. E no dia seguinte, entram em campo Morumbi e Ariquemes, fechando a rodada, no estádio João Saldanha, também às 16h.

Ariquemes

O Ariquemes contratou o técnico Pery Santana pela quarta vez. O time vem de uma atuação ruim do ano passado e agora o Peixe tenta dar a volta por cima. No entanto, antes da estreia, já teve a primeira derrota quando viu o mando de campo ser invertido por falta de laudo do estádio Gentil Valério de Lima, o Valerião. Com menos de um mês para trabalhar o elenco, Pery Santana agora depende do cadastro dos atletas no BID, para articular o esquema tático contra o Morumbi, no domingo. Entre os nomes, estão alguns já conhecidos da torcida como o volante Reginaldo e Abimael.

Genus

O Aurigrená é o atual campeão e quer manter o posto. Com a base de 2015 mantida, o clube se reforçou, também por causa da Copa Verde e Copa do Brasil. Comandado por Claudemir Pontin, técnico experiente, o grupo começou a pré-temporada no Paraná, onde fez alguns amistosos. Recentemente, enfrentou o Nacional-AM e perdeu por 1 a 0, na Arena da Amazônia, mas mostrou boas jogadas e deu trabalho ao experiente adversário. Na estréia, o time joga em casa. Entres os atletas já conhecidos estão o atacante Tcharles, Alex e Vitão. Mas o clube também está cheio de novidades.

Guajará

O Glorioso carrega o pesadelo de não fazer gols. Foi a defesa mais vazada em 2015, e não marcou nenhuma vez. Com um time formado por pratas da casa, a direção se reformulou e antigos jogadores assumiram a organização do clube. O técnico Hernán Oliveira foi mantido e alguns reforços chegaram. O lateral Abimael veio do futebol acreano. A esperança é de fazer uma melhor campanha e enfim, acertar o alvo adversário. Porque como o time ficou afastado por mais de 10 anos do futebol profissional, o Guajará já está o todo este tempo sem furar a defesa adversária.

Ji-Paraná

O Galo da BR é o maior vencedor. Tem tradição, mas está sempre correndo contra o tempo. Até para o estadual, pensou mais uma vez em desistir. Mas, contratou o técnico Jadson Oliveira e saiu na frente quando o assunto é inscrição dos atletas no BID. Foi o primeiro a ter um time inscrito. Já a pré-temporada também foi recheada. No último amistoso enfrentou o Jaru e venceu por 5 a 3. E o zagueiro Hugo Saldanha será o capitão do time na estréia. Escolhido por Jadson, pela responsabilidade e também por ser um dos mais velhos do time.

Morumbi


De Guajará-Mirim, é a primeira vez que o time chega a elite do futebol profissional. Sua última participação foi em 2005, quando disputou a extinta segunda divisão. Presidido pelo ex-dirigente do Guajará, Helder Passou sacou o técnico português Fernando Lage e manteve, durante toda a pré-temporada, segredo sobre as contratações do time e o possível esquema tático que será utilizado durante o estadual.

Real Ariquemes


Também estreante no estadual, o presidente do clube Ronis Silva já sonha com o título. Com um elenco forte, o time tem o comando do Paulo Schardong, campeão da Copa Nordeste pelo Campinense-PB, em 2013. Em solo rondoniense, o técnico articulou o time, fez amistosos durante a pré-temporada, venceu alguns, mas perdeu o último, por 1 a 0, para o selecionado de Alvorada. Apesar do revés, o técnico do Furacão garante que o time está bem estruturado e pronto para a estréia. Entre os nomes estão Marcelo Brás, Pablo, Carlinhos e Diego Lírio.

Rolim de Moura


O Tigre da Zona da Mata pediu afastamento por um ano do futebol profissional, e após este prazo, está de volta mais vivo do nunca. O técnico é Manoel Filho, do Rio de Janeiro. E foi dele a missão de montar o elenco. Trouxe muitos jogadores de vários estados. Gosta do esquema 3-5-2, porque, segundo ele, consegue ter melhor condições de trabalho dentro do grupo. A pré-temporada começou em janeiro, com uma carga mais intensa, tendo reduzido em fevereiro, para evitar lesões e desgastes dos atletas. Faria a estréia fora de casa, mas o adversário não conseguiu entregar os laudos por isso, terá o primeiro jogo no Cassolão.

Rondoniense


Destaque nos times de base, o Periquito resolveu alçar vôos no profissional. Com nova diretoria, fez uma parceria com o Vila Nova-GO e trouxe o técnico campeão invicto do sub-20 goiano, Ariel Mamede para comandar a equipe. A pré-temporada foi intensa, com bastante treino, mas poucos amistosos. A equipe tem a presença do zagueiro João Paulo que já passou pela seleção brasileira e também disputou a Libertadores. O meia Fernandinho e o goleiro Alex Cardoso trocaram o Genus pelo adversário. E o goleiro, é o único que o técnico afirma está com a vaga de titular.

O Rondoniagora faz a cobertura do estadual a partir deste sábado.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Prefeitura notifica empresa e suspende taxa de estacionamento na rodoviária

Últimos detalhes são definidos para os desfiles dos blocos de rua na capital

Carnaval de Porto Velho terá QR Code para identificar crianças no Curumim Folia

Ações de regularização fundiária em Rondônia são fortalecidas em parceria com o Incra