Rondônia, 11 de janeiro de 2025
Geral

Com Vila Olímpica, Porto Velho vai iniciar alto rendimento na base

Com a expansão e solidificação do Programa Talentos do Futuro, chegando este ano com 1.782 crianças e adolescentes matriculados em 11 modalidades olímpicas e a capoeira, e mais 600 alunos no futebol de campo em 7 distritos e aldeias da etnia Kaxarari, a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer de Porto Velho (Semes) se prepara para um grande salto em 2022.

Por determinação do prefeito Hildon Chaves, o corpo técnico da pasta desenvolveu uma metodologia para iniciar o treinamento de alto rendimento, a ser aplicado na primeira Vila Olímpica da capital, com inauguração prevista para março.

Localizada ao lado do Colégio Padrão, a obra do complexo esportivo estava abandonada há quase duas décadas e foi uma das primeiras infraestruturas paradas a serem reiniciadas na atual gestão municipal. Além da piscina, revitalizada e em funcionamento desde 2018, a Vila Olímpica conta com campo de futebol oficial, quadras de areia, ginásio poliesportivo e prédio administrativo, onde também estão salas para aulas de ginástica, ballet, artes marciais, atendimento psicossocial e academia de musculação para atletas e alunos do Talentos do Futuro.

A Vila Olímpica funcionará como um centro de excelência para alunos com maior desenvoltura no esporte. “Inicialmente, vamos começar o alto rendimento com alunos de 7 modalidades. Essas crianças e adolescentes vão treinar de 4 a 6 horas por dia, de segunda a sexta. Todas terão acompanhamento com a equipe multidisciplinar formada por médico, fisioterapeuta, massoterapeuta, nutricionista, preparador físico e psicólogo”, explicou a secretária de Esporte, Ivonete Gomes.

Além de atender os alunos do programa de escolinhas esportivas do município, a academia de musculação terá agendamento aberto para treino de atletas que representam a capital em competições dentro e fora do estado e também para a comunidade que participa dos projetos Viva Bem e Viver Ativo.

O projeto da academia foi entregue nesta terça-feira pela Secretaria Municipal de Resolução Estratégica de Convênios e Contratos (Semesc) e a Semes já dará prosseguimento aos trâmites para licitação dos equipamentos.

Município pioneiro

A capital de Rondônia será a primeira do Brasil a implantar o alto rendimento completo para crianças e adolescentes das escolinhas de base. Porto Velho também é a única que fornece alimentação diária nos treinos. “Verificamos que tínhamos crianças desmaiando durante as aulas. Por meio dos professores e da psicóloga que acompanha o programa, detectamos que muitas não tinham alimento em casa. Foi quando o prefeito Hildon determinou que a secretaria passasse a fornecer o lanche. Hoje, as crianças chegam para treinar e, em seguida, chega à empresa para fazer a entrega do sanduíche, frutas e suco natural. Isso também nos ajudou muito no combate à evasão. Esse ano, por exemplo, somente 4 crianças desistiram”.

Parceria Semes e Semed

Para o prefeito Hildon Chaves, ainda há muito o que avançar nesse programa de transformação social com efetividade comprovada, seja por melhoramento no rendimento escolar, seja na produção de atletas já contratados por clubes profissionais e outros que se destacam em competições nacionais.

Esta semana, com orientação da Procuradoria- Geral do Município, as secretarias de Educação e Esporte vão unificar ações para que todas as crianças da rede municipal de ensino tenham acesso as escolinhas de iniciação esportiva.

O chefe do Executivo municipal também determinou que, a partir de 2022, o Ballet seja inserido dentro do programa Talentos do Futuro para que os alunos matriculados também passem a ganhar uniformes completos para treinos e indumentárias para apresentações.

Confira a galeria de imagens:

SIGA-NOS NO

Veja Também

Decreto oficializa o Plano Emergencial de Limpeza Urbana em Porto Velho

Procon realiza fiscalização em papelarias e alerta sobre economia

Jornal Nacional destaca trabalho da Marquise ambiental no Ceará

Léo Moraes destaca criação de novas secretarias para garantir direitos aos mais vulneráveis, modernizar o trânsito e proteger vidas