Rondônia, 13 de outubro de 2024
Geral

Comandante do Exército garante aumento do efetivo a partir deste ano

O governador Ivo Cassol recebeu em seu gabinete, no Palácio Presidente Vargas, o comandante do Exército Brasileiro, general de Exército Enzo Martins Péri, acompanhado do Comandante Militar da Amazônia, general de Exército Luís Carlos Gomes Mattos, dos generais de Divisão Carlos Bolívar, Ribeiro e Joaquim Silva e Luna, Jorge Bolivár, do general de Brigada Moura, comandante da 17ª Brigada de Infantaria de Porto Velho, além dos coronéis Ermindo e Ribeiro, na tarde desta segunda-feira (22).



Cassol lembrou aos generais que por diversas vezes denunciou a exploração ilegal de diamantes, inclusive antecipou mediante denúncia a chacina que vitimou garimpeiros no interior da reserva há alguns anos atrás, mas nada foi feito e a exploração ilegal continua.

O governador Ivo Cassol fez uma explanação à comitiva sobre a atual situação do estado, com ênfase à economia em amplo crescimento nos últimos anos, à segurança, em especial a preocupação do Governo do Estado com as áreas de fronteira, que embora não sejam de responsabilidade da administração estadual, é praticamente a porta de entrada de armas e drogas que abastecem o país. Outra preocupação do governador é com a contínua exploração de diamantes na Reserva Roosevelt, em Espigão D’Oeste.

Cassol lembrou aos generais que por diversas vezes denunciou a exploração ilegal de diamantes, inclusive antecipou mediante denúncia a chacina que vitimou garimpeiros no interior da reserva há alguns anos atrás, mas nada foi feito e a exploração ilegal continua.

Outro ponto abordado por Cassol foi a sugestão apresentada ao Governo Federal para isentar de PIS e CONFINS os produtos amazônicos, a fim de incentivar a vinda de indústrias aos estados da região, onde poderão gerar empregos locais. “Se as indústrias não tiverem incentivos federais não virão para cá, estamos muito distantes dos centros consumidores e tudo o que podemos fazer é oferecer são incentivos locais, mas ainda é pouco”, afirmou, citando também a questão da demarcação das terras urbanas e rurais para fornecimento de escrituras àqueles que nela trabalham mas não tem documento de posse.

Aumento do efetivo do Exército em Rondônia

O general Péri explicou ao governador que o Exército Brasileiro planeja ampliar sua presença na Amazônia, especialmente em Rondônia, considerada terreno estratégico e de interesse nacional, principalmente agora com a construção das usinas do rio Madeira.

Para tanto pretende construir uma base para a arma da Cavalaria, além de pelotões de fronteira com pistas de pouso para agilizar o embarque e desembarque de tropas e suprimentos, além de aeronaves, e assim reforçar a presença da Arma na região.

O general afirmou que a construção de uma nova base quanto o aumento da presença do Exército no estado dependem da liberação de orçamento pelo Ministério do Planejamento.

Visita às obras do Teatro de Porto Velho e ao C.P.A.

Após o encontro o governador convidou a comitiva para conhecer as obras onde estão sendo construído o Teatro de Porto Velho e o Centro Político Administrativo - C.P.A., futura sede do Governo do Estado.
O governador explicou aos generais que a obra está sendo construída com recursos próprios, assim como tantas outras na capital e no interior. “Pretendemos inaugurar o C.P.A. até o final de março e toda estrutura da administração estadual deverá se instalar aqui, com muito mais conforto para os servidores e usuários, além de economia para os cofres públicos, centralizando tudo num só lugar”, disse o governador convidando os generais para a festa de inauguração.

Após as visitas a comitiva dirigiu-se ao auditório do Tribunal de Contas, onde os generais receberam a medalha do Mérito Marechal Rondon, a maior comenda oferecida pelo Governo do Estado.

Acompanharam o governador os secretários da Casa Militar, tenente coronel Sávio Antiógenes Lessa, e o secretário de Defesa e Cidadania, Evilásio Sena.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Sindsef reúnem lideranças do sistema diretivo na coordenação de Jaru

Sindsef comemora decreto que regulamenta avaliação dos servidores transpostos

Proprietários de comércios são presos por furto de energia em operação na capital

Inmet alerta para chuvas intensas em Rondônia nesta sexta e no sábado