Rondônia, 13 de dezembro de 2025
Geral

Comarcas agendam audiências para operação Justiça Rápida

Diversas comarcas do estado agendaram as audiências judiciais para a realização da "Megaoperação Justiça Rápida Itinerante". Coordenado pela Corregedoria-Geral da Justiça, o programa atende à população com diversos serviços, com a realização de triagens e audiências para resolver, por meio de acordos, ações de pequeno porte, como a disputa pela posse de bens, retificação de certidões com erros materiais, alimentos e visitas para os filhos, cobranças de até 40 vezes o valor do salário mínimo, danos materiais, guarda de menores sem fins previdenciários e divórcio consensual (amigável).

No próximo dia 5, sábado, a partir das 8h, haverá audiências em Cabixi (na rua Bororós, 3234); dia 12 a operação será realizada em Colorado do Oeste (no fórum da cidade) e, no dia 26, será a vez de Corumbiara (rua Guarajús). Nessas cidades, a operação é coordenada pelo Juiz Cristiano Gomes Mazzini, diretor do fórum de Colorado, sede da comarca. Segundo ele, 12 servidores participarão dos atendimentos, além do Juiz Acir Teixeira Grécia, que atuará também nos três municípios. As triagens dos casos que podem ser resolvidos por meio da Justiça Rápida foram realizadas no mês de maio.

Já em Guajará-Mirim, também no próximo dia 12, no Fórum Nelson Hungria. A triagem foi realizada na semana passada, quando os casos foram selecionados para a realização de 79 audiências. Quase a metade delas, 35, são relativas a ações de cobrança. Segundo o coordenador da operação no município, Juiz José Augusto Alves Martins, os outros processos, 44, são referentes à área de família, como ações com pedidos ou revisão de pensão alimentícia, guarda de menores e reconhecimentos de paternidade, entre outros tipos de ação. O atendimento também terá início às 8h.

O Juiz Elsi Antônio Dalla Riva, que coordena a operação em outra comarca, a de Jaru, realizou no final de maio a triagem nos municípios de Theobroma e Governador Jorge Teixeira, pertencentes à comarca. Foram agendadas, respectivamente, 14 e nove audiências, todas relativas a direito de família, como as oito ações movidas para corrigir erros em registros de nascimento. Há ainda seis divórcios diretos a serem realizados. As audiências serão no próximo dia 12.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Vídeo: motociclista sem CNH atropela cabo da PM durante perseguição no Espaço Alternativo

Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná comemora quatro anos de funcionamento

Prefeitura de Porto Velho lança Chamada Escolar Municipal para o ano letivo de 2026

Por unanimidade, STF anula sessão da Câmara e confirma perda do mandato de Carla Zambelli