Rondônia, 22 de dezembro de 2024
Geral

Combustível vendido em Porto Velho é de boa qualidade, atesta Agência Nacional do Petróleo

“Os postos estão trabalhando corretamente e o combustível é de boa qualidade em Porto Velho”, foi o que atestou a Agência Nacional do Petróleo (ANP) durante fiscalização aos estabelecimentos comerciais nesta quarta e quinta-feira (17) na capital de Rondônia. A força tarefa para verificar a qualidade do combustível e aferir os equipamentos de medição foi realizada em parceria com o Procon em 29 postos. Apenas uma bomba de um posto foi interditada e um estabelecimento foi autuado por não possuir o material para teste do produto comercializado.

Segundo José Luiz, especialista em regularização de petróleo da ANP, o resultado em Porto Velho chamou a atenção do órgão. “Nós terminamos nossos trabalhos com uma resposta positiva aqui em Porto Velho, porque percebemos que os postos estão trabalhando corretamente e o combustível é de boa qualidade. Podemos dizer que a maiorias das capitais está atuando da maneira certa, sem lesar os clientes na hora de comprar o combustível”, garante o especialista.

Durante a ação, vários testes são feitos para verificar se o combustível comercializado está atendendo aos padrões exigidos, se as bombas estão fazendo medição de litragem corretamente e também se há o material necessário para fazer o teste da qualidade do produto no local.

O coordenador estadual do Procon, Rui Rodrigues da Costa, disse que a ação é uma parceria da ANP com o Procon e lembrou que muitos consumidores tem feito denúncias ao órgão relatando problemas nos postos de combustíveis. “Nós acompanhamos a operação dando um suporte para os órgãos fiscalizadores e buscamos também o bom atendimento dos postos de combustíveis ao receber um cliente. O Procon recebe, diariamente, denúncias de clientes informando a suspeita de adulteração em alguns postos de combustíveis, mas não foi o que identificamos durante nossa fiscalização que mostrou uma realidade diferente e a ANP constatou que a gasolina da região Norte é de boa qualidade, inclusive a de Porto Velho”, afirma Costa.

Sobre as denúncias, o representante da ANP, José Luiz, salientou que é importante que o consumidor fique de olho e denuncie caso identifique alguma irregularidade. “A ajuda da população é muito importante para que os órgãos de defesa possam se organizar e fazer com mais frequência forças-tarefas como esta. Se o consumidor verificar alguma irregularidade ou se sentir lesado, ele pode denunciar através do 0800-970-0267 ANP ou para 3216-1026 Procon”, finaliza José Luiz.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Resultado da ANP que atesta combustível de boa qualidade em Porto Velho não é confiável, dizem consumidores

Nota de repúdio do Sinjur contra a Resolução 342/2024-TJRO

Dona de veículos flagrados várias vezes por excesso de peso na BR-364 faz acordo com o MPF

MPF se manifesta sobre evento na EFMM, exige documentação e providências e dá prazo de 3 dias