Combustível vendido em Porto Velho é de boa qualidade, atesta Agência Nacional do Petróleo
“Os postos estão trabalhando corretamente e o combustível é de boa qualidade em Porto Velho”, foi o que atestou a Agência Nacional do Petróleo (ANP) durante fiscalização aos estabelecimentos comerciais nesta quarta e quinta-feira (17) na capital de Rondônia. A força tarefa para verificar a qualidade do combustível e aferir os equipamentos de medição foi realizada em parceria com o Procon em 29 postos. Apenas uma bomba de um posto foi interditada e um estabelecimento foi autuado por não possuir o material para teste do produto comercializado.
Segundo José Luiz, especialista em regularização de petróleo da ANP, o resultado em Porto Velho chamou a atenção do órgão. “Nós terminamos nossos trabalhos com uma resposta positiva aqui em Porto Velho, porque percebemos que os postos estão trabalhando corretamente e o combustível é de boa qualidade. Podemos dizer que a maiorias das capitais está atuando da maneira certa, sem lesar os clientes na hora de comprar o combustível”, garante o especialista.
Durante a ação, vários testes são feitos para verificar se o combustível comercializado está atendendo aos padrões exigidos, se as bombas estão fazendo medição de litragem corretamente e também se há o material necessário para fazer o teste da qualidade do produto no local.
O coordenador estadual do Procon, Rui Rodrigues da Costa, disse que a ação é uma parceria da ANP com o Procon e lembrou que muitos consumidores tem feito denúncias ao órgão relatando problemas nos postos de combustíveis. “Nós acompanhamos a operação dando um suporte para os órgãos fiscalizadores e buscamos também o bom atendimento dos postos de combustíveis ao receber um cliente. O Procon recebe, diariamente, denúncias de clientes informando a suspeita de adulteração em alguns postos de combustíveis, mas não foi o que identificamos durante nossa fiscalização que mostrou uma realidade diferente e a ANP constatou que a gasolina da região Norte é de boa qualidade, inclusive a de Porto Velho”, afirma Costa.
Sobre as denúncias, o representante da ANP, José Luiz, salientou que é importante que o consumidor fique de olho e denuncie caso identifique alguma irregularidade. “A ajuda da população é muito importante para que os órgãos de defesa possam se organizar e fazer com mais frequência forças-tarefas como esta. Se o consumidor verificar alguma irregularidade ou se sentir lesado, ele pode denunciar através do 0800-970-0267 ANP ou para 3216-1026 Procon”, finaliza José Luiz.
Veja Também
Estudante rondoniense conquista medalha de prata no taekwondo durante Jogos da Juventude 2024
Márcio Nogueira lamenta recusa de seu adversário em participar de debate
Exames de rotina são essenciais para prevenir doenças e melhorar a qualidade de vida