Rondônia, 22 de dezembro de 2025
Geral

Começa ano letivo da rede estadual com reinauguração da Escola Brasília em Porto Velho

Com quase 400 estudantes, a Escola Brasília foi reinaugurada em Porto Velho na manhã desta segunda-feira (5) e marcou a abertura oficial do ano letivo da rede estadual. A unidade de ensino estava em reforma desde o ano de 2012 e era uma das mais problemáticas da capital. A partir de agora, ela faz parte do Programa Escola Novo Tempo, com aulas em tempo integral para cerca de 400 alunos do ensino médio.

Escola do Novo Tempo é um programa do governo federal que utiliza nova metodologia e mantém os alunos em tempo integral dentro da unidade de ensino. Neste sistema, além de estímulo ao protagonismo, o estudante também é levado a buscar crescimento em atividades criativas e profissionais.

A escola foi totalmente reformada e recebeu ampliações de salas de aula, uma nova praça de alimentação, auditório e quadra com espaço educativo. “Para nós é um grande orgulho poder iniciar o ano letivo na escola reformada. Nós esperamos que 2018 seja o ano do crescimento porque já temos um pouco de experiência de trabalhar na escola modelo onde iniciamos em 2017. Todos os alunos que estavam com a gente vão permanecer até concluir o ensino médio”, disse a diretora da escola, Clarina Carneiro.

A escola Brasília está instalada no bairro Pedacinho de Chão há 42 anos. O Índice de Desenvolvimento do Ensino Básico (Ideb) era de 2.2 e está próximo de 5. A reforma custou cerca de R$ 1 milhão. Os gastos com o programa Escola do Novo Tempo são garantidos, na maior parte, pelo governo estadual, mas há investimentos do governo federal.

O governador Confúcio Moura disse que o momento é de felicidade com a inauguração de mais uma escola modelo. “Essa escola ficou em um padrão excelente e a espera de sete anos valeu a pena. Esperamos que os alunos aproveitem ao máximo a escola e os professores para que continuem sendo uma referência no ensino, porque quem ganha são eles. Com o ensino que é aplicado aqui, os alunos vão ter um futuro brilhante”, disse o governador.

O secretário de educação do estado, Waldo Alves, aproveitou a ocasião para falar sobre os planejamentos para 2018. “Nós temos vários investimentos nas escolas, pretendemos melhorar as estruturas físicas, comprar laboratórios de robóticas e ciências. Nesse momento, a secretaria está ouvindo mais os alunos para saber o que eles realmente querem e agora as Escolas Novos Tempos vêm com esse conceito de ouvir mais o aluno e trabalhá-los para o mercado de trabalho no futuro”, disse o secretário.

Sobre a segurança das escolas, o secretário informou que tem um novo planejamento. “Esse ano nós lançamos o “Rondônia Segura” que é um pacto entre a Secretaria de Estado da Educação com a Secretaria de Estado da Segurança Pública para que possamos integrar o sistema de monitoramento das escolas junto ao Centro Integrado de Operações Policiais. A própria Secretaria de Segurança vai nos auxiliar nas escolas e no entorno”, disse.



SIGA-NOS NO

Veja Também

Rede Estadual de Ensino abre ano letivo 2018 na segunda-feira com inauguração da Escola Brasília

Governo sorteia R$ 500 mil em prêmios do programa Nota Legal

Governador Marcos Rocha está decidido não concorrer ao Senado em meio ao alerta de forte crise fiscal em sua gestão

Imagens exclusivas mostram avião onde estavam Maurício Carvalho e vereador pegando fogo em Extrema