Rondônia, 23 de dezembro de 2025
Geral

Começa chamada escolar para identificar perfil de analfabetos em Porto Velho

Começou nesta segunda-feira (31), e segue até o dia 4 de agosto, a chamada escolar do projeto “Porto Velho Alfabetizada”, em parceria com o Movimento Rondônia pela Educação (MRPE), que busca identificar o perfil detalhado dos analfabetos e onde eles estão da capital. São mais de 500 pontos de atendimentos.

A ação é voltada para pessoas a partir dos 15 anos de idade que não foram alfabetizadas ou não concluíram a educação básica. De acordo com Edgar Teixeira, coordenador executivo do MRPE, esta parceria é uma forma de ajudar o município a trabalhar ações para, além de combater o índice de analfabetismo, ajudar a melhorar a nota do Ideb.

Os mais de 500 postos de atendimento estão distribuídos na zona urbana e rural, em escolas, igrejas, associações e outras entidades da sociedade civil. Conforme a prefeitura, o importante é que todos participem, pois é um trabalho de “resgate, sobretudo de cidadania”. O cadastramento também pode ser feito online pelo site da Fiero.

O último censo do IBGE, de 2010, mostrou que Porto Velho, tem uma população de analfabetos estimada em torno de 30 mil pessoas.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Denunciados na Operação “Cruciatus” são condenados

Mais de 60 famílias do Morar Melhor recebem geladeiras e ventiladores econômicos da Energisa

Ações de fiscalização serão intensificadas até fevereiro de 2026 com integração das forças de segurança

Vereador recorre à Justiça para tentar reativar verbas de publicidade enquanto investigação criminal segue em andamento