Começa júri de mais 3 acusados por 12 mortes em rebelião
O juiz de Direito Ênio Salvador Vaz abriu a segunda sessão de julgamento dos acusados por 12 homicídios que ocorreram durante uma rebelião na Casa de Detenção José Mário Alves, o Urso Branco, entre os dias 18 a 21 de abril de 2004.
Pronúncia
A sessão desta quarta-feira, 21, é a segunda da série de três que são realizadas para julgar os primeiros nove acusados do massacre. As imagens de corpos sendo perfurados e arremessados de 15 metros de altura, do topo das caixas d′água do presídio, repercutiram em todo o mundo.
Pronúncia
Na sentença de pronúncia, que é a decisão de levar os réus a júri popular, a Justiça determinou que seja apurada a responsabilidade pela participação deles nas 12 mortes. Contudo, além disso, Rubson, conhecido na cadeia como ¿Brilhoso¿ é acusado pela coautoria direta em quatro assassinatos.
Os promotores de Justiça Ademir José de Sá e Júlio César Tarrafa fazem a acusação (Ministério Público) e a defesa é por conta Defensoria Pública, representada por Dayan Albuquerque.
Jurados
Após a abertura da sessão e entrada do réu Jorge Quirino, foram sorteados os jurados. O Conselho de Sentença é composto 6 homens e 1 mulher. O réu Paulo Ricardo foi intimado, mas se evadiu e será julgado à revelia. Rubson Furtado responde ao processo em liberdade e também não está no plenário, por conta de ser deficiente físico e não poder ficar muito tempo na cadeira de rodas. Ele será trazido ao júri para o interrogatório. Jorge Quirino continua no Urso Branco por conta de outros crimes e está no banco dos réus.
Transparência
O público pode acompanhar a sessão ao vivo pela internet por meio de link na página do Tribunal de Justiça de Rondônia (www.tjro.jus.br). O TJRO foi o primeiro tribunal brasileiro a transmitir sessões de júri popular pela rede mundial de computadores com os Casos de Corumbiara (2000) e Urso Branco (2010).
Veja Também
Prefeitura notifica empresa e suspende taxa de estacionamento na rodoviária
Últimos detalhes são definidos para os desfiles dos blocos de rua na capital
Carnaval de Porto Velho terá QR Code para identificar crianças no Curumim Folia
Ações de regularização fundiária em Rondônia são fortalecidas em parceria com o Incra