Comércio não deve abrir no dia 1º de maio, alerta Federação
Os empresários do comércio de todo o Estado estão sendo orientado pela Federação do Comércio do Estado de Rondônia- Fecomercio, que recebeu informação da Superintendência Regional do Trabalho-SRT/RO, para que não abram suas portas, utilizando mão de obra contratada, no dia 1º de maio, Dia do Trabalhador. A Convenção Coletiva de Trabalho-CCT, firmada entre a federação e seus sindicatos filiados com o sindicato dos trabalhadores no comércio da Capital e do interior, não permite o trabalho neste dia nos setores de comércio. Quem descumprir essa medida está sujeito a fiscalização do Ministério do Trabalho e poderá, inclusive, ser multado.
O presidente da Fecomércio Raniery Coelho disse que a entidade tem a obrigação de informar aos seus representados para que não cometam erros no descumprimento da cláusula que trata dos feriados. Isso, porém, não impede o empresário de abrir seus estabelecimentos e trabalhar normalmente desde que não utilize comerciários que estão no seu quadro funcional.
A Fecomércio todos os anos, em parceria com o sindicato dos trabalhadores, tem apoiado a data do Dia do Trabalhador cedendo a sede campestre do SESC para que todos possam desfrutar de momentos de lazer e entretenimento. Raniery entende que o capital e o trabalho devem caminhar juntos na consolidação de uma política de desenvolvimento para o país.
Veja Também
Acordo permite abertura do comércio no feriado do Dia do Trabalho em Porto Velho
Porto Velho direciona suspeitas de Mpox às UPAs para evitar circulação nas UBS
Casos de Mpox em Porto Velho: homens de 20 a 40 anos e sem histórico recente de viagens
Divulgadas listas de classificação de aprovados do Concurso Nacional Unificado