Complexo da EFMM será reaberto para a população neste sábado
A primeira etapa de abertura do Complexo da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré (EFMM) acontece neste sábado (4). Para resgatar a história e a estrutura do Complexo, que é considerado o marco zero da capital, cerca de R$ 30 milhões foram investidos, provenientes de compensação ambiental da hidrelétrica Santo Antônio Energia e de recursos próprios do município.
Todo o espaço de 106.000 metros quadrados foi revitalizado, incluindo os três galpões da ferrovia. O primeiro deles abriga um museu cujo acervo conta a história da EFMM. Já os outros espaços serão futuramente destinados a restaurantes, quiosques, e possuem mezanino com vista para o rio Madeira.
O local também recebeu a reconstrução do deck de madeira, pista de caminhada, área verde e estacionamento para mais de 270 carros. Toda a obra foi supervisionada e seguiu as orientações do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
Linha do tempo da revitalização
Em outubro de 2018, a Prefeitura de Porto Velho oficializou a ordem de serviço para a revitalização do Complexo.
Em dezembro de 2021, o local foi temporariamente aberto para recepcionar a decoração natalina da programação “Natal Luz”.
Em abril de 2022, com as obras do complexo em fase final, a Prefeitura lançou o primeiro edital de licitação em busca de uma empresa para adquirir a concessão do local. Passados 60 dias da publicação do primeiro edital, já com a revitalização do Complexo finalizada em 2022, mas sem a manifestação de empresas interessadas, a Prefeitura divulgou uma nova versão do edital, em busca de atrair interessados. O documento teve mudanças na adequação do valor, na forma de pagamento e no prazo de concessão.
A Prefeitura de Porto Velho divulgou, em outubro de 2022, a terceira chamada de licitação do Complexo da EFMM.
Em janeiro de 2023, a Prefeitura divulgou o resultado final do processo de licitação para a concessão. A empresa vencedora foi a Amazon Fort Soluções Ambientais e Serviços de Engenharia Ltda.
Após a assinatura do contrato, a Prefeitura de Porto Velho entregou as chaves do Complexo à Amazon Fort em julho do mesmo ano.
Reabertura
A Secretaria Municipal de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho (Semdestur), e a Fundação Cultural de Porto Velho, ficarão responsáveis pela visitação e guiamento do Museu da EFMM por 90 dias após a abertura. A Semdestur realizou treinamento com profissionais que farão o guiamento dos visitantes, bem como com estagiários voluntários de história, que serão monitores do museu, e com servidores municipais, que estarão trabalhando no receptivo do museu.
As visitas ao Complexo e ao museu serão gratuitas, e o acesso ao museu será mediante reserva no site, que pode ser acessado aqui, podendo o visitante escolher se quer guiada ou não.
O museu ficará aberto de quarta a domingo. De quarta a sábado, o horário de funcionamento será das 10h às 18h e aos domingos, das 10h às 16h. As visitas guiadas têm o número máximo de dois grupos de 25 pessoas cada. Na visita guiada, o guia de turismo irá conduzir o grupo pelo percurso do museu, contando a história da construção da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré e das pessoas envolvidas na grande epopeia. As visitas não guiadas também deverão ser registradas no site.
Veja Também
Estudante rondoniense conquista medalha de prata no taekwondo durante Jogos da Juventude 2024
Márcio Nogueira lamenta recusa de seu adversário em participar de debate
Exames de rotina são essenciais para prevenir doenças e melhorar a qualidade de vida