Rondônia, 12 de outubro de 2024
Geral

Compra de avião: Recesso deu asas a imaginação a jornal, diz Amorim

O recesso parlamentar está mexendo com a “criatividade” do noticiário político que tenta criar polêmica e deturpar o conteúdo de uma proposta, ao confundir trabalho e valorização institucional com pompa e gastos desnecessários. Assim reagiu o deputado federal Ernandes Amorim (PTB), nesta terça-feira (5), ao tomar conhecimento de reportagem publicada pelo jornal Correio Braziliense, sobre sua proposta encaminhada à Mesa da Câmara em dezembro passado, de aquisição de uma aeronave para uso daquele Poder.

Ao contrário do texto publicado que induz, segundo Amorim, a se pensar em mais gastos, o que ele defende é a criação de uma logística da Câmara para dar suporte aos trabalhos parlamentares desenvolvidos pelas diversas comissões da Casa em várias regiões do país. “O país têm um quadro da situação carcerária com superlotação, déficit de vagas, maus tratos e até tortura, graças à ida de comissões de investigações da Câmara que visitaram os presídios em várias localidades do país, como Rondônia e Espírito Santo. A aquisição de um avião, necessário, seria para dar suporte a esse trabalho e não para passeio de parlamentar como sugere a reportagem”, se explica Amorim.

E mais: recursos para compra de um avião a Câmara dispõe, pois ao contrário do excesso de gastos, a Câmara fez uma economia no ano passado de mais de R$ 290 milhões, conforme anúncio da presidência da Casa, e devolveu recursos ao Poder Executivo. “É uma injustiça contra os 513 deputados que formam o Legislativo. O que estamos defendendo é infra-estrutura para o Poder que tem a menor de todos. Basta ver a suntuosidade dos demais e comparar. Esse avião é necessário, não podemos ficar a mercê da boa vontade da FAB (Força Aérea Brasileira), por exemplo. Só aqui em Rondônia temos demandas de trabalhos ainda do ano passado, como por exemplo, o trabalho de investigação e audiências sobre os conflitos em Bom Futuro, atuação da LCP (Liga Camponesa Pobre), e também da CPI da Dívida Pública onde estão inseridas os imbróglios do Beron e Ceron. Portanto, nossa proposta é específica para esses trabalhos”, defende Amorim.

O parlamentar tem direito a uma verba para deslocamento de seu estado para Brasília – ida e vinda -. O avião seria para uso apenas dos trabalhos específicos das mais de 80 comissões e que precisam de deslocamentos rápidos a diversas localidades do país, segundo afirma Amorim.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Proprietários de comércios são presos por furto de energia em operação na capital

Inmet alerta para chuvas intensas em Rondônia nesta sexta e no sábado

Ministério Público Eleitoral entra com representações por derrame de santinhos na capital

Tudo em até 24x: Grupo Rovema anuncia condições especiais de parcelamento em comemoração ao aniversário da Autovema