Rondônia, 08 de outubro de 2024

Comunicado à Imprensa – Santo Antônio Energia

A Santo Antônio Energia informa que, no total, 1145 famílias integrarão o programa de remanejamento referente à construção da Usina Hidrelétrica (UHE) Santo Antônio, sendo 1082 famílias na área do reservatório e 63 na área do canteiro obras. Dessas 63 famílias, 40 já foram transferidas para o reassentamento rural coletivo, em sistema de agrovila associado à área de produção; 09 famílias optaram para outras áreas de reassentamento rural e as 14 restantes optaram por remanejamentos com indenização monetária. Com relação aos optantes pelo reassentamento rural, informamos que os títulos de propriedades estão sendo regularizados para serem entregues aos moradores.

Foram realizadas dezenas de reuniões públicas com o objetivo de identificar necessidades e definir os melhores encaminhamentos e soluções para o processo de remanejamento da população afetada pelo empreendimento.

Desde a elaboração dos estudos de impacto ambiental, as opções mais adequadas estão sendo negociadas de forma participativa com as comunidades. A concessionária jamais permitiria desrespeito às famílias e à população.

No caso da alternativa de reassentamento rural coletivo, as famílias participaram das negociações e da tomada de decisão sobre o formato da agrovila, a distribuição dos lotes, as áreas de cultivo comum e as áreas comuns (centro ecumênico, escola, posto de saúde, centro de esporte e lazer).

A alternativa de indenização de cada família, com base em critérios previamente definidos, foi elaborada a partir de levantamentos minuciosos, como a elaboração do cadastro físico (características da propriedade e o número de residentes), a avaliação patrimonial (benfeitorias) e avaliação socioeconômica (caracterização da história dos moradores, a relação socioeconômica afetiva e atividades relacionadas).

Usina Hidrelétrica Santo Antônio

Com potência instalada de 3.150 megawatts e investimento de R$ 13,5 bilhões, a UHE Santo Antônio é considerada referência em construção de hidrelétricas ao utilizar tecnologia avançada e menos agressiva ao meio ambiente.

Santo Antônio Energia

É a concessionária responsável pela construção e pela futura operação da Usina Hidrelétrica (UHE) Santo Antônio, localizada no rio Madeira, em Porto Velho (RO), e pela comercialização da energia a ser gerada. O empreendimento – atualmente em fase de construção e considerado fundamental para o suprimento de energia elétrica necessário ao desenvolvimento do país - tem entre seus acionistas as empresas Furnas, Odebrecht, Andrade Gutierrez, Cemig e o Fundo de Investimentos e Participações Amazônia Energia (FIP) - encabeçado pelos bancos Banif e Santander e pelo Fundo de Investimento do FGTS. A UHE Santo Antônio é uma das principais obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do governo federal.

SIGA-NOS NO