Rondônia, 15 de maio de 2024
Geral

Confiança dos empresários de Porto Velho tem queda de 3,4% em janeiro

Apesar da queda as perspectivas das vendas anuais do varejo em Porto Velho e Rondônia são melhores que as nacionais.
Enquanto o Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec), da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que mede a confiança dos empresários nacionais, registrou um aumento de 4,4%, sendo de 80,9 pontos em janeiro, no caso do Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec) de Porto Velho, verificou-se uma tendência oposta com queda de -3,4%, pois, o índice atual ficou em 87,2 pontos contra os 90,3 pontos de dezembro. Este é também o menor patamar já atingido pelo índice na capital do Estado, de vez que é -26,9% abaixo do índice de janeiro do ano passado que foi de 119,3 pontos.

A diferença das tendências se explica em grande parte porque o empresariado nacional, mesmo sentindo a deterioração do mercado de trabalho e a retração do comércio ao longo do ano passado, em janeiro, foi mais influenciado por variações positivas nas expectativas futuras dos empresários, o que não ocorre em Porto Velho por conta de que, tradicionalmente, em janeiro, a cidade sente retração nos negócios em virtude das férias de grande parte das pessoas e até mesmo coletivas de empresas. Este comportamento se traduz de forma clara na queda nos subíndices das expectativas das empresas comerciais que caíram -4% e no indicador de contratação de funcionários que caiu 10%. Apesar disto as perspectivas para o comércio de Porto Velho são mais otimistas do que as nacionais tanto que, para o fechamento de 2015 a Confederação Nacional do Comércio prevê uma queda de 4,1% nas vendas do varejo restrito, enquanto o Departamento Econômico da Fecomércio prevê uma queda de 2,5% para Porto Velho e de 1,6% para Rondônia.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Friagem perde força e temperaturas voltam a subir em Rondônia nesta quinta

Sentença determina despejo da churrascaria “Boi na Brasa” em Porto Velho

Prefeitura de Porto Velho contrata Hospital Santa Marcelina para realização de mais de 800 cirurgias eletivas

Prefeitura de Porto Velho e Comitê Paralímpico Brasileiro assinam acordo de cooperação para instalação de Centro de Referência