Rondônia, 13 de dezembro de 2025
Geral

Confúcio determina retomada imediata das obras da rede de água em Porto Velho

O governador Confúcio Moura assinou na terça-feira última a Ordem de Serviço para o reinício imediato das obras de ampliação do sistema de abastecimento de água de Porto Velho, que haviam sido paralisadas por determinação do Tribunal de Contas da União (TCU) em outubro de 2010.



O secretário de Estado de Planejamento e Coordenação Geral de Rondônia (Seplan), George Braga, informou que as obras de ampliação do sistema de abastecimento de água foram interrompidas em outubro do ano passado pelo Tribunal de Contas da União, por suspeita de irregularidades.

Esta é uma obra aguardada com ansiedade pela população, cujos serviços a construtora Andrade Gutierrez deverá reiniciar nos próximos dias, segundo determinação do Governo.

O secretário de Estado de Planejamento e Coordenação Geral de Rondônia (Seplan), George Braga, informou que as obras de ampliação do sistema de abastecimento de água foram interrompidas em outubro do ano passado pelo Tribunal de Contas da União, por suspeita de irregularidades.

No entanto, em julho deste ano, conforme Acórdão 1808/11 o ministro Marcos Bemquerer Costa desembargou a obra. A empreiteira Andrade Gutierrez foi orientada a retomar os trabalhos nos próximos dias.

Braga afirmou que “a obra é muito importante para a população de Porto Velho, que não agüenta mais esperar para abrir a torneira de sua casa e ver a água jorrando”.

Desde o início de sua gestão o governador Confúcio Moura tem orientado sua equipe técnica para ‘trabalhar incansavelmente’ junto ao TCU, em Brasília, para responder questionamentos feitos pelo órgão e, desta forma, acelerar o processo para que as obras de água tratada fossem retomadas.

A obra - valor de R$ 110 milhões - são provenientes do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC I) do Governo Federal.

O secretário George Braga informou que 56% das obras do sistema já foram executadas. A rede de canalização, obra que gera transtorno aos moradores porque a empresa tem que interditar a rua para fazer o serviço, está 80% concluída. A partir da data de reinício das obras a previsão para conclusão é de 10 meses.

O engenheiro civil e coordenador das obras do PAC, Ricardo Pimentel, informou que os trabalhos serão retomados pela construção da Estação de Tratamento de Água (ETA). Será construída uma nova ETA com capacidade de processamento de mil litros de água por segundo. “A atual processa apenas seiscentos litros”, informou o engenheiro.

Serão construídos instrumentos de captação de água do rio Madeira e posteriormente a adutora, nome dado ao mecanismo que transporta a água bruta até a estação de tratamento. Na ETA a água recebe tratamento apropriado para o consumo. Somente após todos esses procedimentos a água será distribuída para os reservatórios e redistribuída para a população

SIGA-NOS NO

Veja Também

Região central de Rondônia pode sofrer colapso de energia com tempestades neste fim de semana, alertam institutos de meteorologia

Vídeo: motociclista sem CNH atropela cabo da PM durante perseguição no Espaço Alternativo

Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná comemora quatro anos de funcionamento

Prefeitura de Porto Velho lança Chamada Escolar Municipal para o ano letivo de 2026