Rondônia, 22 de dezembro de 2025
Geral

Confúcio fala em modernizar gestão para garantir crescimento durante seminário

Reduzir a burocracia e fazer mais com menos para atender aos cidadãos com resultados mais eficientes. É com essa proposta que o Governo da Cooperação realiza nesta quinta e sexta-feira (31 e 1), pela manhã e à tarde, o I Seminário de Gestão Pública, reunindo no auditório do Tribunal de Justiça, em Porto Velho, todos os gestores de pastas que ao final, assinarão o Pacto de Metas para o período de 2013/2018, que deverá ser executado conforme a prioridade. Para que os resultados sejam atingidos, relatórios mensais deverão ser apresentados ao governador Confúcio Moura. Quem não cumprir, conforme deixou claro o governador, terá que se justificar sob pena de auto-demissão.



INTEGRAÇÃO E COMPROMISSO

O moderno Hospital Infantil Cosme e Damião e o Hospital de Urgência e Emergência, que deverá ser construído nas proximidades do Hospital de Base, na Capital, e de novas habitações, como por exemplo, as quatro mil unidades em construção no bairro Mariana, onde também nos próximos dias deverá ser inaugurado o Restaurante Popular Prato Cheio; a classificação dos presos para reorganização do sistema prisional; e investimentos na diversificação tecnológica também foram citados pelo governador como linhas de ações que já estão em prática ou definidas para ser implementadas conforme a prioridade. Ainda sobre o que foi feito, ele destacou os 10 mil quilômetros de estradas coletoras, quando deveriam ser cinco mil; e a redução para R$ 8 milhões do custo do trecho Mirante da Serra- Ouro Preto do Oeste, estimado pela gestão anterior em R$ 20 milhões. “Precisamos fazer uma reengenharia do Estado, que recebe menos repasses, mas produz até 8%” da energia nacional interligada. Somos o 6º porto em quantidade de cargas transportadas via rio e temos muitos desafios, que vão ser superados com compromisso com Rondônia, que não pode ser novo, mas velho, com velhos hábitos ou vícios da máquina pública”, argumentou o governador que ao final lembrou que o seminário foi idealizado pela ex-secretária estadual de Assuntos Estratégicos, Cira Moura.

INTEGRAÇÃO E COMPROMISSO

Conforme José Martins Coelho, secretário de Estado de Assuntos Estratégicos (Seae), responsável pela realização do evento juntamente com o secretario de Estado de Planejamento e Coordenação Geral (Seplan), George Braga, o Pacto de Metas é fruto de uma série de audiências e seminários promovidos em todo o Estado, e para ter eficácia deverá ser implementado com integração e compromisso para que o desenvolvimento do Estado ocorra com expressão de felicidade da população.

Ele lembrou que desde que assumiu o governo, Confúcio Moura tem se comprometido com a modernização, realizando audiências para identificação das demandas e promoção da inclusão social, acesso a serviço com qualidade, competitividade e gestão ambiental e territorial.

O modelo de gestão do Governo da Cooperação foi elogiado pelo deputado estadual, Euclides Maciel, para quem Confúcio encerrará o mandato como o melhor governador do Estado por ter como foco a inovação. Já o presidente da Associação Rondoniense de Municípios (Arom), Vitorino Cherque, prefeito de Mirante da Serra, propôs um pacto entre o governo, Assembleia Legislativa e prefeituras de todo o Estado para o bem comum da população. Cherque aproveitou para fazer um desabafo, reforçando o que o próprio governador tem abordado sobre as perdas nos repasses enfrentadas tanto pelo Estado com o FPE, quanto pelos municípios, com o FPM.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Governador Marcos Rocha está decidido não concorrer ao Senado em meio ao alerta de forte crise fiscal em sua gestão

Imagens exclusivas mostram avião onde estavam Maurício Carvalho e vereador pegando fogo em Extrema

Vídeo: Avião com Márcio Pacelle e Maurício Carvalho faz pouso forçado e pega fogo em Extrema

STJ mantém decisão do TJRO e garante execução de contrato de publicidade do Governo com a Pen6