Rondônia, 22 de janeiro de 2026
Geral

Confúcio insiste que reforma agrária deve ser feita de baixo para cima

Ao discursar durante evento de apoio a agricultura familiar na manhã desta terça-feira (27), em Ouro Preto do Oeste, o governador Confúcio Moura insistiu na tese de que a reforma agrária tem que ser feita de baixo para cima e não ao contrario. Esse conceito o governador já tinha defendido junto ao presidente do Incra, Celso Alvarenga, na semana passada em Brasília. Nesta manhã, diante de Alvarenga e do ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, voltou a defender mudança na forma de distribuição de terras.



“Temos gente morando há dois, três anos em acampamentos de lona a beira de estradas. Isso não é mais possível”, reclamou.

Além disso, argumenta Moura, há a questão da localização. “Temos que acabar com a cultura de adquirir terra nos confins das matas e jogar as famílias sem estradas, longe de escolas e de recursos de saúde. O estado pode localizar áreas próximas das cidades, de escolas, de transporte, enfim, de uma infraestrutura mínima, que garanta o sucesso do assentado”.

“Temos gente morando há dois, três anos em acampamentos de lona a beira de estradas. Isso não é mais possível”, reclamou.

CONFLITOS

O governador fez uma eloqüente pregação em defesa da paz no campo. “Vamos buscar o fim dos conflitos, acabar com as mortes, desarmar o espírito e a cintura. Já nos expusemos demais aos conflitos da vida. Não vamos escrever com o sangue derramado a omissão do estado”, convocou.

TECNOLOGIA

Confúcio Moura reafirmou também a realização da I Feira de Tecnologia Rural, a Rondônia Rural Show, para o mês de maio e convidou o ministro Vargas para fazer a abertura do evento no dia 26. “O governo vai colocar dinheiro para garantir tecnologia no campo”, disse referindo-se ao Fundo Estadual de Desenvolvimento da Agricultura Familiar (Fundaf), recentemente aprovado pela Assembléia Legislativa, por meio do qual o governo subsidiará os juros ao pequeno produtor na compra de tratores e equipamentos agrícolas. “Quero cada pequeno produtor com seu trator. É hora de ganhar dinheiro. O pequeno também precisa ter casa boa, não ter vergonha de comprar camionete, por o filho para freqüentar faculdade para ser advogado, engenheiro, médico e ajudar os pais”, defendeu.

REGULARIZAÇÃO

Ao final de seu pronunciamento, ao agradecer o ministro Pepe Vargas por priorizar Rondônia em seu primeiro compromisso externo, Moura falou sobre a regularização fundiária e disse que “só a entrega dos documentos terá como resultado dobar a riqueza do Estado”, afirmou.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Prazo para matrícula de alunos da rede municipal termina nesta sexta

Operação “Aulas Seguras 2026” garante qualidade dos materiais escolares

Estudantes do Ifro alcançam nota 960 em Redação e médias acima de 750 no Enem 2025

Carnaval terá esquema especial de segurança em Porto Velho e no interior