Consulta de precatórios do TJRO é referência a outros tribunais
O desenvolvimento de sistemas judiciais que auxiliem e acelerem a prestação jurisdicional é das ações cotidianas do Poder Judiciário de Rondônia. Foi justamente para apresentar um desses sistemas que o TJRO recebeu, na manhã dessa terça-feira (19), Josué Alexandre de Oliveira Junior, assessor da Presidência do Tribunal de Justiça do Acre, que veio a Rondônia conhecer o funcionamento do Sistema de Consulta de Precatórios, desenvolvido e utilizado no judiciário de Rondônia desde 2009.
Precatórios
Essa inovação na forma de consulta a precatórios foi uma iniciativa da Presidência, por meio da Instrução Normativa 11/2009, que regulamenta a publicação da lista de precatórios no site do TJ. Para o TJRO, o acesso ao sistema é a garantia da transparência no processo. Até a implantação da novidade, os nomes das pessoas e a ordem para pagamento eram publicados apenas uma vez no Diário Oficial.
Precatórios
Precatórios são formalizações de requisições de pagamento de determinada quantia, superior a 60 salários mínimos por beneficiário, devida pela Fazenda Pública em face de uma condenação judicial. No sistema de consulta do TJ RO, estão cadastrados apenas o Estado de Rondônia, o INSS, a Faser, o DEER e o Iperon.
A partir da consulta, é possível visualizar, além dos nomes de devedores e credores, número do precatório, os valores originais e homologados; a natureza do precatório, a fonte pagadora, a data do trânsito em julgado e da homologação pela Presidência, a situação do precatório e sua posição na fila de pagamento.
Veja Também
Com foco na segurança viária, governo de Rondônia promove curso de capacitação para mototaxistas
Prefeitura de Porto Velho decreta recesso administrativo entre 19 de dezembro e 4 de janeiro
Nova 364 presta 1,2 mil atendimentos na BR-364 na fase de testes