Convênios do Estado são controlados por sistema online
O monitoramento e controle das etapas de execução dos convênios firmados pelo Estado estão sendo realizados por meio do Sistema de Gestão de Convênios do Estado de Rondônia (Sigecon). O programa foi desenvolvido pela equipe de informática da Secretaria de Estado do Planejamento e Coordenação Geral (Seplan), sem custo com software, e é direcionado aos gestores estaduais. O sistema é totalmente online e permite acessar e identificar informações e situação de cada projeto, em qualquer local.
Os convênios são lançados e passam a ser acompanhados no sistema desde o momento da celebração. De acordo com Fred Michel, gerente de Informática, antes da implantação do sistema ficava difícil fazer o controle, pois o acompanhamento de cada projeto era setorial. Hoje o gestor estadual pode entrar na web e saber quais convênios estão com a prestação de contas atrasadas, por exemplo, além de outras questões, explicou.
A ferramenta conta ainda com sinalizadores, ícones que expressam em cores e chamam atenção do gestor, para a situação que se encontra o convênio. O sistema também emite relatórios com informações do objeto, além de permitir que o gestor identifique quanto está sendo investido em determinada região.
Segundo o gerente de Convênios da Seplan, Jorge Júnior, o desenvolvimento da ferramenta possibilita maior monitoramento da aplicação dos recursos estaduais, pois as etapas de execução de um convênio estão baseadas no cumprimento de prazos, que se não forem cumpridos podem implicar em uma má gestão. Antes não existia um órgão centralizador ou uma ferramenta que juntasse todas as informações em um único lugar, comprometendo a finalização de alguns projetos. Com este instrumento, os gestores poderão acompanhar melhor as etapas dos convênios até a conclusão, ressaltou Júnior.
Veja Também
Imagens exclusivas mostram avião onde estavam Maurício Carvalho e vereador pegando fogo em Extrema
Vídeo: Avião com Márcio Pacelle e Maurício Carvalho faz pouso forçado e pega fogo em Extrema
STJ mantém decisão do TJRO e garante execução de contrato de publicidade do Governo com a Pen6
Homem é morto a facadas pelo próprio cunhado na zona leste de Porto Velho