Coronavírus: agentes suspendem visitas em presídio devido à falta de material de proteção

Um grupo de familiares de presos da Penitenciária Jorge Thiago Aguiar Afonso, o 603, localizada na Estrada da Penal, Zona Rural de Porto Velho, foram impedidas de realizar visitas aos apenados na manhã desta quinta-feira (19).
No portão principal os visitantes foram avisados pelos agentes que eles não iriam realizar os procedimentos para visita, devido à falta de luvas, álcool em gel e máscaras descartáveis, kits básicos de prevenção ao Coronavírus. Familiares e esposas informaram que não foram avisadas antecipadamente.
Minutos depois, a direção do presídio informou que viabilizou máscaras e as visitas foram liberadas, mas segundo a presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários, Daiane Gomes, que esteve no local, a penitenciária não possui material permanente para a proteção dos servidores. Os idosos foram impedidos de entrarem.
Ainda segundo a presidente, ela foi informada por alguns servidores que em algumas unidades está havendo a coação de trabalhadores por parte da direção, obrigando os agentes a realizarem triagens sob pena de processo administrativo. “Os trabalhadores estão colocando a saúde deles em risco com medo de perder o emprego”, disse Daiane Gomes.
A presidente foi informada que na Penitenciária Estadual Milton Soares de Carvalho, o 470, os servidores estavam usando álcool em gel com o prazo de validade vencido. Na unidade, foi possível constatar que alguns agentes estavam trabalhando sem o uso de luvas.
Durante o tempo em que a equipe de reportagem esteve no 603, uma enfermeira dava orientações básicas para os familiares sobre prevenção ao Coronavírus.
Veja Também
Governo entrega CNH Social a 82 condutores em diversos municípios
Nova 364 conclui obras na junta da ponte do Rio Machado
Operação Audácia 7 cumpre 38 buscas e 23 prisões temporárias em Rondônia e outros dois estados
Com foco na segurança viária, governo de Rondônia promove curso de capacitação para mototaxistas