Rondônia, 24 de janeiro de 2026
Geral

Coronavírus: Prefeitura pede à população que evite aglomerações nas unidades de saúde

A Prefeitura de Porto Velho, orientada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), através do Departamento de Vigilância, orienta que a população a partir desta quinta-feira (19), só compareça nas unidades de pronto-atendimento do município se apresentar agravamento do quadro gripal, como dificuldade respiratória e febre persistente por mais de três dias, ou outras doenças que necessitam de atendimento de urgência.

Com o intuito de proteger a população e os servidores que trabalham diretamente na manutenção da saúde na capital, a medida visa diminuir o fluxo nas UPAS e unidades de pronto-atendimentos, evitando-se a lotação e aglomeração de pessoas em qualquer ambiente, sendo importante salientar que até o momento o município não apresenta nenhum caso confirmado de Coronavírus (Covid-19).

De acordo com a secretária-adjunta da Semusa, Marilene Penatti, neste momento é necessário evitar a disseminação da síndrome gripal, sendo recomendado evitar o contato físico com outras pessoas e aglomerações, principalmente em hospitais e unidades de saúde.

“Nesse momento, tentando diminuir a transmissão da síndrome gripal é necessário permanecer em casa e mesmo se tivermos os sintomas de febre, coriza, tosse, e dores no corpo, devemos evitar o contato físico com as pessoas de forma geral”, enfatizou a secretária adjunta.

Ainda de acordo com ela, o município enfrenta o inverno amazônico, onde é natural que as pessoas nesta época apresentem quadros de resfriados, alergias e gripe com mais facilidade e, a forma de evitar a contaminação é não haver aglomerações. Por este motivo é importante que a população evite procurar os serviços de saúde de urgência nas UPAS e pronto-atendimentos sem necessidade.

Tratamento

O exame para o coronavírus não muda a conduta sobre a orientação do tratamento que é comum a todos os casos de gripe: remédio para febre ou dor, lavagem das narinas, repouso, ingestão de muito líquido e alimentos saudáveis, permanecer em ambientes abertos e arejados a maior parte do tempo, lavagem das mãos para desinfecção várias vezes ao dia, evitando ambientes fechados e grande fluxo de pessoas.

Orientações

É importante que as pessoas que apresentem quadros gripais usem as máscaras como forma de prevenir os outros ao redor. “Vamos deixar nossos pronto-atendimentos para os casos que sejam de emergência, caso haja piora dos sintomas já mencionados, como dificuldade para respirar ou engolir” finaliza a secretária-adjunta.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Governo de Rondônia reforça alerta sobre riscos de leptospirose em áreas alagadas

Defesa afirma que nova fase da Operação Arur Betach não apresenta provas contra influenciadora

Ibradip abre inscrições para novos associados e reforça compromisso com o fortalecimento da democracia partidária

Prazo para matrícula de alunos da rede municipal termina nesta sexta