Rondônia, 22 de dezembro de 2025
Geral

Corujão do Maurício Bustani já atendeu mais 300 pacientes na unidade em Porto Velho

A ação promovida pela Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), no Posto de Saúde Maurício Bustani, à Avenida Jorge Teixeira, em Porto Velho, já apresenta o balanço dos primeiros dias de atendimento do Corujão, até a noite desta quinta-feira (6). Foram atendidos por dia 80 consultas ambulatoriais por plantão, e um total de 320 consultas dentro da meta estabelecida pela secretaria.

Sobre a procura, 47% dos pacientes são de origem da Zona Norte; 34% da Zona Leste; 10% da Zona Sul; 7% do Centro; 1% da Zona Rural; e 1% do interior. "Como existe uma demanda reprimida que não estava conseguindo atendimento da saúde básica, a gente está fazendo esse projeto piloto pra desafogar as unidades de urgência e emergência e também agilizar esses atendimentos, principalmente com troca de receita, que precisa passar pelo médico, consultas e encaminhamentos para especialistas. Mas é importante esclarecer que lá não é pronto-atendimento e não estão ocorrendo os mesmos atendimentos que têm durante o dia", explicou o chefe de gabinete da Semusa, Diogo Silva.

A secretaria está fazendo o acompanhamento diário e a ideia, em estudo, é ampliar esse atendimento, para que a paciente possa ter solução nas necessidades de atendimento pendentes. Ou seja, se for trocar a receita, que já consiga pegar o remédio. Se receber o encaminhamento para o Centro Especializado em Medicina (CEM), que já consiga o agendamento. "Quem vem do interior, da Zona Rural principalmente, precisa ter esse atendimento mais completo. Nós queremos reduzir essa logística e evitar que o paciente vá em vários lugares e não consiga resolver o que precisa. Queremos oferecer o máximo de atendimento possível em um só lugar", completou Diogo.

O Corujão do Maurício Bustani segue até o fim deste mês e, dentro deste prazo, está sendo avaliado o resultado da ação e a necessidade de levar a outros bairros. O horário de atendimento do Corujão é das 19h à meia-noite, de segunda a sexta-feira.

Farmácia

Quanto aos medicamentos que estavam em falta nas farmácias das unidades, a Semusa informa que 85% já estão disponíveis, mas existe ainda uma demanda que, ou a licitação fracassou ou o vencedor, apesar de já passado o prazo, ainda não entregou o medicamento. Neste caso, a Semusa garante que já estão sendo tomadas as medidas necessárias.

Com relação aos medicamentos da extinta Farmácia Popular, “é importante lembrar que além do posto Rafael Vaz e Silva e o CEM, que estão fazendo a entrega aos pacientes, existem as farmácias conveniadas da rede privada que fazem a dispensação dos medicamentos controlados”, concluiu o chefe de gabinete.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Governador Marcos Rocha está decidido não concorrer ao Senado em meio ao alerta de forte crise fiscal em sua gestão

Imagens exclusivas mostram avião onde estavam Maurício Carvalho e vereador pegando fogo em Extrema

Vídeo: Avião com Márcio Pacelle e Maurício Carvalho faz pouso forçado e pega fogo em Extrema

STJ mantém decisão do TJRO e garante execução de contrato de publicidade do Governo com a Pen6