Rondônia, 10 de dezembro de 2025
Geral

CPI contra usinas sai do papel e Assembléia nomeia membros

Com o objetivo de apurar denúncias de irregularidades como danos ambientais, licença ambiental, utilização de terreno sem a devida autorização do Estado e aplicações das compensações ambientais e sociais na construção das Usinas Hidrelétricas de Santo Antônio de Jirau, empreendimentos que estão sendo construídos no leito do Rio Madeira, em Porto Velho, foi constituída pela Assembléia Legislativa a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI). O ato (019/2009-P), assinado no final da tarde de terça-feira (13) pelo presidente Neodi Carlos (PSDC), nomeou como membros titulares os deputados Tiziu Jidalias (PP), Wilber Coimbra (PSB), Kaká Mendonça (PTB), Jair Mioto (PPS) e Valter Araújo (PTB), ficando como suplentes Valdivino Tucura (PRP) e Miguel Sena (PSDB). A Comissão terá prazo de 90 dias para desenvolver seus trabalhos.

O pedido para a instalação da CPI foi feito pelo deputado Tiziu Jidalias no dia 28 de setembro e foi aprovado pelo plenário da Assembléia Legislativa. Na ocasião, o parlamentar, que é o líder do Governo, disse que várias denúncias estão sendo apresentadas ao Parlamento Estadual quanto a irregularidades nos processos de construção das duas usinas. “Muitas providências devidas não foram e não estão sendo tomadas e isso pode causar danos irreparáveis a nossa população que, na ânsia de ver o desenvolvimento e crescimento do Estado e melhora na qualidade de vida de suas famílias, hoje não percebem, mas nós, como seus legítimos representantes, temos a obrigação de verificar e fiscalizar todos os atos que são de responsabilidade do Estado e que deve ser criteriosamente rigoroso em detrimento de prejuízos à população”, justificou.

Os membros da CPI, agora, farão reunião para definir o cronograma de trabalho, bem como quem será o presidente, vice-presidente e relator. Será definida também a pauta de reuniões da Comissão e quais os principais pontos a serem requisitados das empresas que integram os consórcios que estão construindo as hidrelétricas de Santo Antônio e Jirau.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Tribunal de Justiça manda soltar ex-servidor da Assembleia envolvido em esquema de fantasmas e empréstimos

Governo injeta mais de R$ 131 milhões na economia com pagamento da segunda parcela do 13º salário

Energisa alerta sobre riscos de sobrecarga no uso inadequado de equipamentos eletrônicos

Nova 364 avança com obras na BR-364