Rondônia, 28 de dezembro de 2024
Geral

Crescimento abaixo do esperado preocupa empresários

A falta de investimentos em infraestrutura é a grande preocupação do setor produtivo para este ano. Acredita-se que o crescimento será abaixo do esperado e o Governo vem fazendo manobras para evitar um grande desastre. Desta forma pensa o presidente da Federação do Comércio do Estado de Rondônia- FECOMERCIO, Raniery Coelho ao fazer um balanço das vendas do final de ano, em dezembro. O índice ficou abaixo do ano passado e alguns setores tiveram crescimento negativo por conta da politica de incertezas que está passando o Brasil.
Para o líder empresarial a politica econômica do Governo de desonerar a folha de pagamento de alguns setores, prorrogar o IPI de automóveis e de alguns produtos da linha branca para estimular o consumo, não deixa de ser uma manobra para tentar evitar o crescimento da inflação. Esse procedimento, segundo se apura, é um remédio de curto prazo e que não vai resolver o problema da competitividade brasileira.
Não se realizaram, até agora, os investimentos necessários em infraestrutura de aeroportos, estradas, ferrovias e portos. O Brasil possui uma das maiores cargas tributárias do mundo e os serviços públicos são os piores, disse Raniery. Para ele, tudo é mais caro porque o brasileiro paga duas vezes pelas mesmas coisas. O Governo abocanha uma fatia enorme de impostos embutidos na gasolina, IPVA e temos as piores estradas. O trafegar, o brasileiro terá um custo a mais, não previsto, na manutenção do veículo.

Com relação aos portos, o presidente da Fecomércio disse que temos o pior serviço. Não conseguimos atracar navios de grande calado porque não temos portos de águas profundas. Além disso, os que estão e operação levam até 30 dias para atender um descarregamento de mercadorias. Esse custo passa, automaticamente, para o consumidor.
Regionalizando, Raniery que é o presidente do Conselho de Desenvolvimento Empresarial da Amazônia Legal- CODEMA disse que, com as obras da Copa do Mundo, os investimentos na Amazônia ficaram em segundo plano. Para Rondônia, Precisa-se estender a Ferrovia Norte Sul até Porto Velho, efetivar a Hidrovia do Madeira, construir a ponte do Madeira em Abunã, recuperar a BR-319 até Manaus e duplicar a BR-364. O Governo precisar ficar atendo porque sem investimentos não há crescimento.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Confira calendário de feriados e pontos facultativos para 2025 em Rondônia

Bradesco é condenado a pagar R$ 100 mil por discriminação salarial em Porto Velho

Justiça determina cancelamento do mega réveillon no complexo da Madeira Mamoré

Fiscalizações no transporte de passageiros são intensificadas nos terminais rodoviários do estado