Crescimento econômico: Rondônia registra o maior saldo da balança comercial
A balança comercial brasileira fechou o ano de 2008 com o pior resultado desde 2002. Porém, Rondônia registrou o maior saldo já alcançado pelo Estado consistente em quase U$S 430 milhões. A variação de percentual de exportação mostra que Rondônia cresceu 27,34%, enquanto o Brasil cresceu 23,21%; e a variação de importação é de 125,28% no Estado contra 43,59% no país em relação a 2007, as informações mostram que estamos sempre obtendo resultados crescentes que muito favorecem o desenvolvimento de todos os setores da economia.
Os principais produtos exportados em 2008 foram carnes de bovinos desossadas e congeladas, seguidas de grãos de soja, madeira beneficiada e miúdos bovinos. Rondônia é o quarto Estado exportador de carnes de bovinos desossadas e congeladas do país, estando abaixo apenas de São Paulo, Mato Grosso e Goiás, e o produto representa mais de mais de 56% da exportação do Estado.
A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Social (Sedes) colabora ativamente com este processo, pois através da execução de programas como o Programa de Incentivo Tributário (PIT), que permite a isenção de tributos e contribui para que se garanta maior disponibilidade de recursos financeiros às empresas para investimentos na modernização e expansão do parque industrial, e essa concessão de incentivos tributários permite a sobra de recursos para que os empreendedores invistam no crescimento do setor, principalmente na questão dos frigoríficos. Além disso, participamos também com a preparação da mão de obra qualificada através do SINE Sistema Nacional de Emprego com o programa de Qualificação Profissional.
Veja Também
Estudante rondoniense conquista medalha de prata no taekwondo durante Jogos da Juventude 2024
Márcio Nogueira lamenta recusa de seu adversário em participar de debate
Exames de rotina são essenciais para prevenir doenças e melhorar a qualidade de vida