Rondônia, 17 de novembro de 2024
Geral

Cruz Vermelha alerta para riscos da população com retorno para locais atingidos pela cheia

O conselheiro nacional da Cruz Vermelha Brasileira, Carlos Rangel, durante audiência nesta quarta-feira (21 de maio) com o presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Hermínio Coelho (PSD), manifestou sua preocupação com relação a forma como está acontecendo o retorno da população aos locais atingidos pela enchente do Rio Madeira. Diante da gravidade do caso, o presidente da ALE, determinou de imediato a convocação de uma reunião extraordinária de parlamentares, para debater e adotar providências. Este encontro contará com as presenças de representantes da Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Porto Velho, Corpo de Bombeiro, Defesa Civil e a Cruz Vermelha Brasileira.



Para Carlos Rangel, a preocupação da Cruz Vermelha Brasileira é humanitária, observando não ser contra o retorno destas pessoas as suas antigas habitações, mas que esta volta seja antecedida dos procedimentos operacionais de despoluição e descontaminação ambiental.

Por isto o conselheiro defende ações governamentais no sentido de despoluir e descontaminar todas as áreas atingidas pela enchente do Rio Madeira (incluindo os distritos), caso contrário, o risco de epidemia poderá ficar incontrolável, acarretando ainda mais danos a estas pessoas.

Para Carlos Rangel, a preocupação da Cruz Vermelha Brasileira é humanitária, observando não ser contra o retorno destas pessoas as suas antigas habitações, mas que esta volta seja antecedida dos procedimentos operacionais de despoluição e descontaminação ambiental.

Durante o encontro com a autoridade da Cruz Vermelha Brasileira, o presidente da ALE, deputado Hermínio Coelho disse que infelizmente tem gente ganhando com o infortúnio destas pessoas, e que no seu entendimento o Governo Estadual deveria efetivar o pagamento de uma indenização justa e garantir moradias para estas pessoas. “Mas ao contrário, temos um governo perverso, que mente e engana estas pessoas. No que compete ao Poder Legislativo temos adotados todas as medidas, inclusive aprovando projeto de lei autorizando o Executivo a proceder o pagamento de um auxílio aluguel aos desabrigados”.
Ao final do encontro, o deputado Hermínio Coelho manifestou sua indignação com o posicionamento do titular da Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Porto Velho que em recente entrevista a imprensa, defendeu o retorno dos desabrigados, sem adotar as medidas preventivas recomendas pela a Organização Mundial de Saúde.

SIGA-NOS NO

Veja Também

PREFEITURA “LIMPA” SÃO CARLOS E DEIXA MONTANHAS DE TERRA EM FRENTE A CASAS DE MORADORES ATINGIDOS POR CHEIA

Estudante rondoniense conquista medalha de prata no taekwondo durante Jogos da Juventude 2024

Márcio Nogueira lamenta recusa de seu adversário em participar de debate

Exames de rotina são essenciais para prevenir doenças e melhorar a qualidade de vida