Rondônia, 13 de janeiro de 2025
Geral

Cruz Vermelha alerta para riscos da população com retorno para locais atingidos pela cheia

O conselheiro nacional da Cruz Vermelha Brasileira, Carlos Rangel, durante audiência nesta quarta-feira (21 de maio) com o presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Hermínio Coelho (PSD), manifestou sua preocupação com relação a forma como está acontecendo o retorno da população aos locais atingidos pela enchente do Rio Madeira. Diante da gravidade do caso, o presidente da ALE, determinou de imediato a convocação de uma reunião extraordinária de parlamentares, para debater e adotar providências. Este encontro contará com as presenças de representantes da Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Porto Velho, Corpo de Bombeiro, Defesa Civil e a Cruz Vermelha Brasileira.



Para Carlos Rangel, a preocupação da Cruz Vermelha Brasileira é humanitária, observando não ser contra o retorno destas pessoas as suas antigas habitações, mas que esta volta seja antecedida dos procedimentos operacionais de despoluição e descontaminação ambiental.

Por isto o conselheiro defende ações governamentais no sentido de despoluir e descontaminar todas as áreas atingidas pela enchente do Rio Madeira (incluindo os distritos), caso contrário, o risco de epidemia poderá ficar incontrolável, acarretando ainda mais danos a estas pessoas.

Para Carlos Rangel, a preocupação da Cruz Vermelha Brasileira é humanitária, observando não ser contra o retorno destas pessoas as suas antigas habitações, mas que esta volta seja antecedida dos procedimentos operacionais de despoluição e descontaminação ambiental.

Durante o encontro com a autoridade da Cruz Vermelha Brasileira, o presidente da ALE, deputado Hermínio Coelho disse que infelizmente tem gente ganhando com o infortúnio destas pessoas, e que no seu entendimento o Governo Estadual deveria efetivar o pagamento de uma indenização justa e garantir moradias para estas pessoas. “Mas ao contrário, temos um governo perverso, que mente e engana estas pessoas. No que compete ao Poder Legislativo temos adotados todas as medidas, inclusive aprovando projeto de lei autorizando o Executivo a proceder o pagamento de um auxílio aluguel aos desabrigados”.
Ao final do encontro, o deputado Hermínio Coelho manifestou sua indignação com o posicionamento do titular da Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Porto Velho que em recente entrevista a imprensa, defendeu o retorno dos desabrigados, sem adotar as medidas preventivas recomendas pela a Organização Mundial de Saúde.

SIGA-NOS NO

Veja Também

PREFEITURA “LIMPA” SÃO CARLOS E DEIXA MONTANHAS DE TERRA EM FRENTE A CASAS DE MORADORES ATINGIDOS POR CHEIA

Número 192 está temporariamente inoperante em Porto Velho; veja como acionar

Decreto oficializa o Plano Emergencial de Limpeza Urbana em Porto Velho

Procon realiza fiscalização em papelarias e alerta sobre economia