Rondônia, 21 de junho de 2026
Geral

CSL aprova compra de tratores para setor leiteiro de Rondônia

Praticamente encerrando as atividades do ano, a Câmara Setorial do Leite (CSL) de Rondônia reuniu-se nesta terça-feira, 10, no auditório da Emater-RO, para discutir o fortalecimento do Projeto de Recuperação de Pastagens e o Sistema de Informação para Gerenciamento do Projeto Inseminar.



Durante a reunião o coordenador Sorrival de Lima apresentou a proposta para aquisição de 24 tratores para o fortalecimento no manejo de pastagens visando garantir alimentação de qualidade aos animais do Projeto Inseminar – de inseminação artificial. “Já estamos na F3 e quem é zootecnista, extensionista ou veterinário sabe que esses animais necessitam de uma alimentação adequada para manter o padrão”, disse referindo-se às crias resultantes com a Inseminação de animais geneticamente melhorados.

Constituída em 1999 a Câmara Setorial do Leite é a maior instância para discussão das políticas voltadas ao desenvolvimento da pecuária leiteira no Estado e decisória na utilização dos recursos do fundo Proleite visando o fortalecimento de programas de melhoria da qualidade e produtividade do leite.

Durante a reunião o coordenador Sorrival de Lima apresentou a proposta para aquisição de 24 tratores para o fortalecimento no manejo de pastagens visando garantir alimentação de qualidade aos animais do Projeto Inseminar – de inseminação artificial. “Já estamos na F3 e quem é zootecnista, extensionista ou veterinário sabe que esses animais necessitam de uma alimentação adequada para manter o padrão”, disse referindo-se às crias resultantes com a Inseminação de animais geneticamente melhorados.

Segundo o secretário serão adquiridos tratores completos, com grade, carreta, distribuidora de calcário e ensiladeira e o produtor pagará somente 30 reais/hora, para utilização na propriedade.

Outra proposta foi a aquisição de um sistema de informação para gerenciamento do Projeto Inseminar. De acordo com o gerente regional do Proleite em Porto Velho, o zootecnista José Renato Carvalho, a abrangência do Projeto já exige um programa de informação para melhor gerenciar as ações. Além do programa é necessário promover o cadastramento dos animais. Para isso seriam necessárias aquisição de brincos ou bottons de registro de animais. “Nós temos que resgatar desde as F1 e F2 e já cadastrar as F3 que forem nascendo”, explica o zootecnista, salientando que dessa forma será possível controlar melhor os animais do programa e garantir a continuidade da melhoria desses animais e de seus descendentes.

Assim como os tratores a implantação de um sistema de informação também foi aprovada pela Câmara, mas uma comissão formada por técnicos das secretarias estaduais Sedes (de Desenvolvimento Social), Seagri (da Agricultura, pecuária e regularização fundiária), Idaron e representante dos engenheiros agrônomos deverão avaliar o melhor sistema a ser utilizado.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Homem atacado a facadas morre horas após discussão em bebedeira na Zona Sul da capital

Prefeitura leva educação ambiental sobre queimadas para os distritos

Advogado rondoniense recebe medalha Mérito Líder Comunitário do Distrito Federal

Partido aciona STF contra criação da Estação Soldado da Borracha sem desapropriação