Rondônia, 04 de maio de 2024
Geral

CUJUBIM, BURITIS E UNIÃO BANDEIRANTES SÃO OS CULPADOS PELO FUMAÇA QUE COBRE RONDÔNIA, DIZ IBAMA

Após a ação do Ministério Público de Rondônia e do Federal, os organismos fiscalizadores decidiram agir e anunciaram nesta sexta-feira, através de nota técnica, que já foram extintos 14 quilômetros de linha de fogo no Estado e que 3 regiões são apontadas como culpadas pela péssima qualidade do ar nos últimos dias: Cujubim, Buritis e União Bandeirantes.

De acordo com as autoridades, a operação será ampliada nos próximos dias e já foram empregados centenas de pessoas na ação, além de helicóptero e grande apoio logístico. Veja a explicação:

O Comitê Estadual de Prevenção e Combate às Queimadas e Incêndios Florestais comunica que após a instalação da sala de situação denominada “OPERAÇÃO LABAREDA” (17.08.2010) e análise estatística dos dados acumulados até o mês de Agosto/2010 em relação ao mesmo período do ano anterior, obtidos por meio do sistema de monitoramento do INPE (Instituto Nacional de Pesquisa Espacial), revelou quatro regiões críticas em número de focos de calor, sendo elas:

- Município de Cujubim;
- Município de Buritis (localidade Jacinópolis e a parte desafetada da FLONA Bom Futuro);
-Município de Porto Velho (localidade União Bandeirantes).

Após estabelecido o comitê  e depois de 03 dias de efetivo combate na frente de incêndios no município de Cujubim, foram extintos aproximadamente 14 mil metros de linha de fogo envolvendo o efetivo de 118 brigadistas e aproximadamente 40 pessoas na logística de sustentação da frente de combate, totalizando 158 combatentes envolvidos. Contamos ainda com helicóptero de modelo Long Ranger, 07 viaturas de combate, 03 microônibus, 01 ônibus, 02 vans, 01 unidade de resgate e pronto socorro. 01 caminhão toco, um caminhão pipa com bomba de sucção e se aguarda o reforço de mais uma aeronave para lançamento de água.

Foram empregadas técnicas de combate direto: terrestre e aéreo, utilizando-se aeronave do tipo helicóptero para lançamento de água.

Espera-se o reforço para o próximo dia 21 de quarenta brigadistas provenientes do Mato Grosso do Sul e de noventa bombeiros de Rondônia  para os próximos dias.

Estima-se que a operação em Cujubim esteja concluída em dez a quinze dias de combate com a extinção dos focos de calor naquela região. Em seguida, será deslocada imediatamente toda a estrutura para a região de União Bandeirantes e Buritis, respectivamente.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Ibama/Prevfogo em Rondônia antecipa ações para a próxima temporada de seca no Estado

Unimed diz que está implementando nova classificação de risco e fez novas contratações

Complexo da EFMM será reaberto para a população neste sábado

Vídeo: usuários denunciam caos na emergência da Unimed em Porto Velho, com espera por triagem de mais de duas horas