Curso da AROM prepara prefeituras para captar recursos via projetos
Técnicos das 52 prefeituras receberão capacitação avançada oferecida pela Associação Rondoniense de Municípios AROM. A entidade visa preparar os municípios para captação de recursos, execução e sucesso na prestação de contas nos convênios e contratos de repasse. Para isso, a instituição disponibilizará vagas para 120 participantes, divididos em três turmas. O curso ocorrerá entre os dias 23 e 28 de maio, no auditório do SEBRAE, em Porto Velho.
De acordo com a coordenadora do Setor de Engenharia e Projetos da AROM, Leide Santos, o treinamento enfatizará a parte de prestação de contas. O objetivo principal, segundo a projetista, é aprofundar o conhecimento dos técnicos no manuseio do Sistema de Gestão de Convênios SICONV. Muitos servidores têm dificuldade com a ferramenta, disse ela, alertando da exigência do Governo Federal em que todas as prestações de contas devem ser feitas no portal online.
O presidente da AROM, prefeito Laerte Gomes, de Alvorada do Oeste, destaca a necessidade do curso aos municípios. O municipalista lembrou que, com os cortes no Orçamento da União, os técnicos precisam estar atentos sobre onde estão os recursos e não cometerem equívocos na hora de captá-los. A associação já aplicou um curso do SICONV, mas dessa vez, os trabalhos serão avançados, com mais tempo de aprendizagem e a um custo bem abaixo do que é praticado no mercado, disse.
Veja Também
Prefeituras e DER acertam valores para o FITHA neste ano
AROM defende alterações no Código Florestal para evitar êxodo rural
Corte no Orçamento da União atinge prefeituras de Rondônia
Decreto federal deixará obras inacabadas em todos os municípios, alerta AROM