Rondônia, 19 de maio de 2024
Geral

Daniel Pereira assume presidência do Sindsef, anuncia enfrentamento contra desvalorização salarial e fortalecimento do sindicato

O ex-deputado Daniel Pereira assumiu pela primeira vez em sua carreira pública o comando de uma organização sindical. Em cerimônia concorrida, ele foi empossado na presidência do Sindicato dos Servidores Federais de Rondônia (Sindsef), entidade que congrega mais de 13 mil filiados e presente em 20 municípios.

Daniel já participava da luta sindical defendendo os interesses do Sintero (Sindicato dos Trabalhadores em Educação), onde foi diretor, e por duas vezes diretor do Sindsef. “Em 5 anos esse grupo fez muita coisa pelo sindicato e agora vamos continuar esse trabalho, preparando o sindicato para o enfrentamento”, disse Daniel, lamentando que o Governo Federal não tenha interesse na valorização do servidor. Até no Congresso Nacional, segundo ele, tem projeto de Lei congelando o salário do funcionalismo federal. Por isso, o novo presidente do Sindsef entende que é necessário tirar os delegados de base dos 20 municípios e prepará-los na formação sindical e ir para a luta. “Precisamos de um sindicato forte, preparado para lutar”, explicou o dirigente.

RONDONIAGORA


Outra prioridade da nova gestão é levar aos organismos internacionais a falta de interesse da União em reparar o prejuízo causado aos trabalhadores da extinta Sucam- hoje Funasa – contaminados por causa do uso do DDT, substância muito usada na década de 80 para impedir a proliferação do mosquito da malária na região amazônica. Rondônia e o Pará estão na vanguarda defendendo as ações em favor dos ex-servidores da Funasa. O caso será levado a Organização Internacional do Trabalho (OIT) e a Organização dos Estados Americanos. Paralelo a essas ações, o sindicato ingressou com ações judiciais contra a União com apoio da Condsef.

A gestão de Daniel Pereira será marcada pela adesão de novos filiados. A meta é dobrar a participação do sindicato nos municípios. Hoje, o Sindsef está presente em 20 cidades e o objetivo é dobrar para 40. E pular de 13 mil para 40 mil filiados.

O discurso do novo presidente do Sindsef agradou e ele recebeu apoio de toda diretoria eleita. “Nós somos em 15 membros que vamos trabalhar pelo fortalecimento do sindicato”, enfatizou Daniel. Ele agradeceu o apoio do ex-presidente Herclus Coelho, agora eleito para diretoria financeira da entidade. Além de filiados e diretores, a posse do novo presidente do Sindsef foi prestigiada pelo senador Valdir Raupp (PMDB), a secretária de Estado de Administração (Sead), Vera Lucia Paixão, a deputada federal Marinha Raupp (PMDB-RO), o deputado estadual José Hermínio (PT-Porto Velho), o deputado federal Pedro Ton (PT-RO), entre outras autoridades religiosas.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Daniel Pereira encabeça chapa única para presidência do Sindsef

Chapa única participa de eleições do Sindsef nesta quinta

Filiados comparecem em número expressivo para escolher nova diretoria do Sindsef

Concluída apuração de votos para nova diretoria do Sindsef em Porto Velho