Rondônia, 21 de dezembro de 2025
Geral

Decreto do Governo incentiva aglomeração e joga responsabilidade para prefeituras, diz Coren

O Conselho Regional de Enfermagem de Rondônia (Coren-RO) emitiu nota informando que manifesta completa discordância com o Decreto nº 26.134, publicado pelo Governo do Estado na quinta-feira (17), liberando a realização de eventos com até 999 pessoas e a reabertura de boates. “O decreto incentiva a aglomeração de pessoas em meio à pandemia, e vai contra todas as medidas de segurança e prevenção ao Coranavírus recomendadas pela ciência e Organização Mundial de Saúde (OMS)”, afirma a entidade.

O Coren explica que em Rondônia, os números de novos casos e mortes por Covid-19 apresentam uma constante “gangorra”, com dias de índices em baixa e dias de nova crescente. As cepas também evoluem e se espalham no país com a mesma velocidade em que tiram vidas. Já são mais 490 mil óbitos em todo o Brasil.

Segundo o Coren, é vergonhoso que uma gestão de Estado não dê a mínima importância para todas essas questões e resolva jogar toda a responsabilidade para as prefeituras que ainda estão tentando administrar e vacinar os grupos de risco, como é o caso de Porto Velho. Com uma campanha lenta de imunização na maior parte das cidades, considerando principalmente a capital como a que mais registra casos de contaminação e mortes pelo vírus, o governo resolveu “lavar as mãos” para a saúde pública.

Ao finalizar, o Coren diz que reafirma o compromisso com a enfermagem do Estado, sabendo que o retorno de todas as atividades citadas no decreto, como a reabertura de boates, poderá favorecer diretamente no surgimento de uma terceira onda que, além de ceifar vidas humanas, poderá levar ao colapso da rede de saúde e ainda a um maior esgotamento dos profissionais de saúde.


SIGA-NOS NO

Veja Também

Mesmo com casos de Coronavírus em alta, Governo libera eventos com até 999 pessoas; aulas voltam em agosto

Governador Marcos Rocha está decidido não concorrer ao Senado em meio ao alerta de forte crise fiscal em sua gestão

Imagens exclusivas mostram avião onde estavam Maurício Carvalho e vereador pegando fogo em Extrema

Vídeo: Avião com Márcio Pacelle e Maurício Carvalho faz pouso forçado e pega fogo em Extrema