Rondônia, 14 de dezembro de 2025
Geral

Defesa Civil de RO descarta possibilidade de nova cheia em Porto Velho

O medo de uma nova cheia em Rondônia está praticamente descartado, pelo menos é o que garante a Defesa Civil do estado. Segundo o órgão, os rios, principalmente o Rio Madeira, estão abaixo do nível considerado normal para a época, o que elimina a possibilidade de uma nova enchente na capital, da mesma proporção de 2014.

Segundo a Agência Nacional de Água (ANA), a Rio Madeira atingiu 12,64 metros na tarde da última segunda-feira, ainda fora do risco de alerta para a região. Com um monitoramento diário do nível dos rios, a Defesa Civil acredita que não ocorrerá uma nova enchente. “Monitoramos os rios diariamente, e por enquanto, não há riscos. A natureza é muito imprevisível, pode mudar. Mas por enquanto, uma nova cheia é quase certa de não haver”, disse a sargento Luciane, da Defesa Civil.

A enchente de 2014, em Porto Velho, deixou milhares de desabrigados. Os distritos São Carlos, Calama, no Baixo Madeira foram 100% atingidos, obrigando todas as famílias a saírem de suas casas. Na capital, os bairros Triângulo, Areal, Balsa e parte da região central sofreram com as consequências da enchente. Algumas famílias ainda continuam recebendo benefícios do governo.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Região central de Rondônia pode sofrer colapso de energia com tempestades neste fim de semana, alertam institutos de meteorologia

Vídeo: motociclista sem CNH atropela cabo da PM durante perseguição no Espaço Alternativo

Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná comemora quatro anos de funcionamento

Prefeitura de Porto Velho lança Chamada Escolar Municipal para o ano letivo de 2026