Rondônia, 23 de novembro de 2024
Geral

Defesa Civil Estadual intensifica preparativos para eventos climáticos extremos

O Corpo de Bombeiros Militar (CBM) de Rondônia, por meio da Defesa Civil Estadual  (CEPDEC-RO), está intensificando ações proativas em parceria com os municípios para se preparar e mitigar possíveis situações adversas relacionadas a eventos climáticos extremos. Apesar de as chuvas ainda estarem abaixo da média, a previsão de enxurradas locais levanta preocupações sobre possíveis transtornos para a população.

Durante reunião do Comitê realizada nesta terça-feira (29), o comandante geral e coordenador Estadual de Proteção e Defesa Civil, CEL BM Nivaldo de Azevedo Ferreira, ressaltou a importância da preparação e do trabalho em equipe: “A capacitação de agentes em todos os 52 municípios é uma iniciativa fundamental para garantir uma resposta rápida e eficaz em situações de crise. Estamos prontos para prestar socorro às vítimas, mas a prevenção é sempre o melhor caminho.”

A atuação da CEPDEC-RO não se limita apenas ao socorro, mas inclui uma estratégia de capacitação que já envolve agentes em todo o estado. Com o intuito de fortalecer a prevenção e a resposta a desastres, o governo do estado publicou o Decreto N° 29.556, de 14 de outubro de 2024. que institui o Comitê Gestor para Adaptação e Enfrentamento às Mudanças Climáticas, que tem como meta discutir e implementar medidas para lidar com as frequentes alterações climáticas que afetam a região.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha o Comitê será um importante suporte para os municípios, fornecendo as ferramentas e conhecimentos necessários para a implementação de ações eficazes. “A colaboração entre os diversos órgãos é essencial. Estamos unindo esforços para garantir que cada município esteja preparado para enfrentar os desafios impostos pelas mudanças climáticas,” pontuou.

Com essas iniciativas, o Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia reafirma seu compromisso com a segurança da população, priorizando a prevenção e a pronta resposta a emergências. A preparação é a chave para minimizar os impactos de eventos climáticos adversos, garantindo a proteção e o bem-estar de todos os rondonienses. 

SIGA-NOS NO

Veja Também

Praça das Três Caixas d’Água recebe feira de artesanato e gastronomia no final de semana

Prefeitura de Porto Velho vai inaugurar nova rodoviária no dia 20 de dezembro

Sindeprof apresenta proposta de tabelas salariais durante assembleia geral de servidores municipais

Meteorologia prevê mais chuvas volumosas para Rondônia e outros estados