Rondônia, 07 de maio de 2024
Geral

Defesa Civil monitora áreas com risco de enchente e desbarrancamento nas comunidades ribeirinhas

O nível do Rio Madeira continua oscilando e, nesta terça-feira (7) marca 13,76 metros, dentro do considerado normal para o período, segundo Defesa Civil Municipal. As comunidades da região urbana de Porto Velho já receberam a visita das equipes de assistentes sociais do município e, no último final de semana, foi à vez dos moradores de Mutuns, Pau D´arco, Bom Jardim e Lago São Miguel.

O objetivo da visita é de monitorar o rio e orientar os ribeirinhos como agir caso a cota ultrapasse a marca de alerta, de 14,50 metros, quando algumas casas poderão ser invadidas pelas águas. A cota registrada nesta terça-feira não representa ameaça às famílias que residem as margens do Rio Madeira.

O coordenador da Defesa Civil, Marcelo Santos, explicou que as famílias que residem às margens do Rio Madeira estão sendo orientadas a observar o comportamento do rio e acionar a Defesa Civil, caso haja necessidade.

Sala de situação
Para dar uma resposta rápida e não deixar a população desamparada em caso de necessidade, a Defesa Civil irá criar a Sala de Situação, que é uma estrutura organizacional composta por várias secretarias, que se reúnem constantemente para que respostas rápidas sejam dadas em casos de uma enchente. Durante as reuniões são direcionadas tarefas a todas as secretarias que auxiliam nas ações de atendimento à população.

Mapeamento
Na urbana da capital, cerca de 280 famílias que residem em áreas de riscos nos bairros Balsa, Nacional, Beco do Gravatal, Beco da Rede, Beco do Birro, Candelária e Panair estão recebendo a visita e o alerta das equipes da Defesa Civil para ficarem atentos em relação ao aumento do nível do Rio Madeira.

Retirada das famílias
As equipes da Defesa Civil já estão de prontidão em plantão 24 horas para atender as famílias que estão em áreas de risco. A ajuda pode ser solicitada ligando no 199 ou 98401-5113. O morador que estiver em área de risco e quiser sair de casa antecipadamente pode ligar e solicitar ajuda.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Madeira sobe mais e Prefeitura da Capital já estuda decretar estado de alerta

Cheia do Madeira alaga estrada e cerca de 130 famílias podem ficar isoladas no Ramal Maravilha

Nível do Madeira recua, mas continua próximo da cota de alerta; Defesa Civil monitora

Vítima de explosão deixou de responder a tratamento; enterro será na tarde desta terça