Rondônia, 13 de dezembro de 2025
Geral

Defesa Civil proíbe acesso a área de mirante na Capital

A Defesa Civil Municipal proibiu o acesso a um deck de madeira, nos fundos de um bar e restaurante, o Café Madeira, antigo Mirante 2, em Porto Velho. De acordo com o Laudo de Vistoria Técnica do Corpo de Bombeiros trata-se de um prédio comercial e residencial de dois pavimentos numa área de 200 metros quadrados.

A vistoria dos bombeiros constatou um acelerado processo de deslizamento de encostas do terreno e erosão que ameaça a estrutura predial. Ainda segundo os Bombeiros, são necessárias medidas de contenção urgente. O banzeiro provocado pela abertura das comportas do reservatório da Usina Hidrelétrica Santo Antônio teria contribuído para deslizamento do barranco, junto com a instalação de uma galeria de águas, construída na década de 70.

O proprietário, Adriano Amaral retirou a família do piso superior do prédio, e removeu toda a mobília da casa. "Não temos segurança para permanecer aqui. Onde ocorreu o desmoronamento tem guindastes usados na construção da Estrada de Ferro Madeira Mamoré, devia ser patrimônio histórico. Queremos preservação de nosso imóvel e vamos acionar a justiça para reparar nosso danos. Esperamos que Município, a Usina reconstruam essa área. Foi assinado um Termo de Ajustamento de Conduta com o Ministério Público Estadual para isso", disse Adriano.

A Defesa Civil diz que vai monitorar a área e pode interditar todo o prédio, se aparecer rachaduras no prédio. Nos próximos dias será realizado um evento no bar e restaurante.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Justiça autoriza e antigo Mirante 1 é demolido pela Prefeitura

Vídeo: motociclista sem CNH atropela cabo da PM durante perseguição no Espaço Alternativo

Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná comemora quatro anos de funcionamento

Prefeitura de Porto Velho lança Chamada Escolar Municipal para o ano letivo de 2026