Definidas estratégias para execução do Plano de Desenvolvimento Estadual Sustentável em Rondônia
Para alinhar as ações a serem executadas em Rondônia com base no Plano de Desenvolvimento Estadual Sustentável (PDES), que aponta eixos estratégicos para desenvolver o estado nos próximos 15 anos, a Coordenação do Plano instalada na Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog) reuniu-se com representantes dos demais órgãos estaduais, na última sexta-feira (19). No encontro foi definido um roteiro para iniciar a fase de implementação.
O aprofundamento do conteúdo que contém as diretrizes de investimentos estaduais até 2030 é fundamental para que todos trabalhem com foco nos mesmos objetivos. Todos precisam conhecer o Plano, disse George Braga.
A disseminação das ações do Plano no âmbito das secretarias estaduais será o primeiro passo para fortalecer o trabalho de equipe, conforme explicou o secretário George Braga.
O aprofundamento do conteúdo que contém as diretrizes de investimentos estaduais até 2030 é fundamental para que todos trabalhem com foco nos mesmos objetivos. Todos precisam conhecer o Plano, disse George Braga.
Para garantir que o PDES seja executado mesmo após a troca de gestão nos próximos anos, o governador Confúcio Moura determinou que o documento seja transformado em lei. Dessa forma, a realização de audiências públicas também foi definida durante a reunião de trabalho.
A ideia é envolver a sociedade neste processo. Ela precisa saber o que é o PDES, quais são as diretrizes e ações estabelecidas para o desenvolvimento do estado; e opinar também, apontou uma das coordenadoras, Zilene Rabelo.
Dessa forma, ficou estabelecida a realização de dez audiências públicas nos municípios que representam as regiões de Rondônia para o envolvimento de todo o estado. Também deverão participar das audiências representantes das prefeituras, vereadores, instituições financeiras e de ensino e demais representantes da sociedade civil organizada.
PLANO
Concluído no final do ano passado, o PDES é fruto do acordo de cooperação entre o estado e o Ministério da Integração Nacional e aponta alternativas para reduzir desigualdades e maximizar oportunidades de desenvolvimento nas dez regiões de Rondônia. O planejamento contém quatro diretrizes, 28 programas e 157 projetos organizados em metas.
Veja Também
Carnaval de Porto Velho terá QR Code para identificar crianças no Curumim Folia
Ações de regularização fundiária em Rondônia são fortalecidas em parceria com o Incra
Sesau informa as vacinas essenciais antes do período de Carnaval
Conta de energia: Rondônia já soma mais de 30 ganhadores em campanha que premia quem paga via Pix