Rondônia, 29 de novembro de 2024
Geral

Depois de aumento em dezembro, casos de influenza diminuem na capital em janeiro

Em Porto Velho, os casos de gripe influenza sofreram uma queda no mês de janeiro deste ano, segundo dados enviados ao RONDONIAGORA, pela Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), nesta terça-feira (8).

De acordo com a secretaria, somente em dezembro do ano passado, dos 881 exames cadastrados para vírus respiratório no Gerenciador de Ambiente Laboratorial (GAL/RO), do Ministério da Saúde, 652 deram positivo para o vírus da influenza na capital.

Já em janeiro deste ano, dos 69 exames cadastrados, apenas dois deram positivo para o vírus da influenza no município de Porto Velho.

Com relação aos óbitos, segundo dados da Semusa, desde janeiro até 5 de fevereiro de 2022, foram registradas 16 mortes por Influenza no município.

A Semusa ressalta que os dados englobam óbitos registrados nas redes hospitalares oficial e privada da capital, além dos óbitos domiciliares.

A Secretaria Municipal de Saúde também ressalta ainda, que não há notificação universal para casos de síndrome gripal por influenza como há para covid-19. Somente unidades sentinelas notificam esses tipos de casos.

Em Porto Velho, a unidade sentinela é a policlínica Ana Adelaide, e os exames para Influenza são por amostragem, conforme preconiza o Ministério da Saúde. Por conta do surto gripal em dezembro, o Laboratório Central de Saúde Pública de Rondônia (Lacen) ampliou a amostragem, realizando a análise para Influenza dos exames de covid-19 coletados em nossas unidades.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Sindsef convoca filiados de Porto Velho, Candeias e Itapuã para assembleia de escolha de delegados do XIX Contrasef

Semed é a campeã geral das IX Olimpíadas do Sindeprof

Governo diz que não compactua com corrupção e apoia operação do MP

Mutirão para negociar débito de energia acontece neste sábado na zona leste de Porto velho