Deputado Léo Moraes discute retirada de barreiras fitossanitárias
O deputado estadual Léo Moraes (PTB) esteve com o presidente da Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril de Rondônia (Idaron), José Alfredo Volpi, para discutir a retirada das barreiras fitossanitárias que impedem a comercialização de hortaliças, frutas, legumes e bovinos entre o Amazonas e Rondônia.
Segundo o parlamentar, trata-se de barreiras não tarifárias que os Estados utilizam para impedir a entrada de determinado produto alegando possível contaminação biológica de plantas ou animas, por bactérias, fungos, insetos, entre outros.
Léo Moraes ressaltou que os dois Estados estariam livres da febre aftosa, o que de acordo com o parlamentar, torna ainda mais importante o comércio entre Rondônia e Amazonas.
O mercado do Amazonas está em alta e há muito tempo estamos nessa expectativa. Só em Manaus existem dois milhões de habitantes, informou o deputado.
O parlamentar disse ter encampado o assunto por conhecer a realidade local. Segundo ele, o presidente da Idaron se comprometeu em prestar apoio e encaminhar relatórios nas próximas semanas.
Também discutiremos esse assunto no Parlamento Amazônico no próximo dia 23 de março, informou o deputado Léo Moraes.
Veja Também
Operações do Detran flagraram 847 motoristas bêbados apenas em março
Águas avançam pela região central de Porto Velho e chegam até o complexo da Madeira Mamoré
