Deputado Lúcio Mosquini é contra a importação de café

"Seria um duro golpe na nossa agricultura e em nossos agricultores. A importação de café conilon do Vietnã, se autorizada pelo Ministério da Agricultora, trará prejuízos a Rondônia e ao Brasil, sem falar no risco sanitário". Foi desta forma que o deputado federal Lúcio Mosquini (PMDB-RO) reagiu à possível autorização do Ministério da Agricultura para importação de café do país asiático.
Mosquini fez gestões junto ao Ministério da Agricultura e ao presidente Michel Temer para que a autorização não seja concedida. O parlamentar rondoniense considera que há estoque suficiente de café conilon para abastecer a indústria. Existe também o risco sanitário de contaminação com fungos e bactérias em caso de importação, o que coloca em risco a segurança alimentar.
A autorização para a importação do café conilon foi admitida pelo Ministério da Agricultura no ano passado, com a argumentação de que faltam grãos para a indústria.
Rondônia é o segundo maior produtor do café conilon e 80% dos cafeicultores praticam agricultura familiar. A previsão de safra, em todo o estado, para 2016, foi em torno de um 1,626 milhão de sacas.
"Se depender de minha atuação em Brasília, esta autorização não será concedida. Minha atuação é sempre em defesa da nossa agricultura e do nosso sofrido produtor rural", enfatizou Mosquini.
Veja Também
Sindsef/RO convoca filiados para Assembleia Geral de Prestação de Contas do exercício 2025
Empresas são condenadas por acidente fatal com menor em Rondônia
Domingão da CDL 2025 reúne cerca de 10 mil pessoas e movimenta comércio na Jatuarana
Semusa inicia vacinação para gestantes contra bronquiolite em todas as unidades de saúde