Rondônia, 20 de dezembro de 2025
Geral

Deputado manifesta preocupação com segurança de agentes penitenciários

O deputado Luizinho Goebel (PV) manifestou sua preocupação com a segurança de Agentes Penitenciários do Estado de Rondônia, que tem sido vítimas de ataques de bandos desconhecidos. O deputado apelou para a Secretaria de Defesa e Cidadania (SESDEC) para que a instituição tome os procedimentos necessários para desbaratar os grupos que têm perseguido e intimidado os agentes penitenciários, fato que, segundo ele, tem se agravado nos últimos meses.

De acordo com o deputado, o trabalho dos agentes penitenciários nem sempre é reconhecido pela sociedade, mas é de suma importância para a segurança e ordem públicas. Eles convivem com apenados, às vezes de alta periculosidade e suas famílias ficam desprotegidas quando os mesmos estão em trabalho nas casas de reclusão e socialização. “É preciso uma resposta a esses ataques para garantir tranquilidade aos agentes e seus familiares”, pontuou.

Nesse sentido ele elogiou a iniciativa do presidente da Assembleia Legislativa, Deputado Hermínio Coelho(PSD) ao propor, e ser aprovado pelo Plenário da ALE, o projeto de Lei que regulamenta o uso de armas pelos Agentes Penitenciários do quadro efetivo do Estado, acrescentando que a medida vai proporcionar maior segurança aos agentes. É de autoria do deputado Luizinho a Lei que instituiu o dia 19 de junho como “Dia do Agente Penitenciário”, uma maneira de demonstrar respeito pela categoria. Para ele Plano de Carreiras da categoria é uma reivindicação justa.

MOTOTAXISTAS: O deputado também destacou o papel dos Mototaxistas e Motoboys, que tiveram uma data comemorativa estabelecida no calendário estadual (07 de junho), projeto do deputado Jean de Oliveira, aprovado pelo Plenário da Assembleia Legislativa. “Esta também é uma categoria importante da nossa sociedade, que cumpre relevante função social’, disse, acrescentando que são milhares de profissionais em todo o Estado que geram renda, sustentam com a atividade suas famílias e desempenham atividade além do simples transporte de passageiros, às vezes transportando pessoas enfermas, medicamentos, encomendas entre outros. “Justa homenagem que a ALE presta a essa categoria”.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Último Domingão da CDL de 2025 acontece neste domingo na Avenida 7 de Setembro

Programa estadual garante café da manhã gratuito em Porto Velho, a partir de segunda-feira

Último Domingão da CDL de 2025 acontece neste domingo na avenida 7 de setembro

Energisa restabelece energia em Vila Calderita