Deputado Só na Bença destaca os dez anos do Samu na capital
O deputado estadual Só na Bença visitou as instalações do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) na capital. De acordo com o parlamentar, a visita foi para conhecer de perto as atividades dos profissionais da saúde que diariamente lutam na tentativa de salvar vidas. Os dez anos de atuação de atividades do Samu foram destacados na sessão plenária da Assembleia Legislativa de Rondônia pelo deputado Só na Bença (PMDB). Tenho um carinho todo especial pelos profissionais que prestam esse serviço à população. São pessoas que não medem esforços para ajudar o semelhante no momento em que mais precisam, enfatizou. Segundo dados do SAMU desde a sua inauguração no ano de 2005, as equipes já atenderam diversos tipos de ocorrências como traumas (acidentes), arma branca, arma de fogo, afogamento, problemas cardíacos, insuficiência respiratória, interceptações e transferências interhospitalares. A equipe é formada por 18 médicos, 10 enfermeiros, 37 técnicos de enfermagem e 30 condutores- socorristas.
Os profissionais do SAMU passam constantemente por treinamentos e reciclagens para aperfeiçoar as técnicas de resgate e atendimento, oferecendo assim um melhor serviço à população. A rotina dos profissionais na base do serviço conta com um cronograma de educação permanente. O material e os equipamentos são revisados todos os dias no inicio e na troca de plantões. As ambulâncias passam por manutenções periódicas para oferecer maior segurança aos pacientes e profissionais do serviço.
A necessidade de compreensão do funcionamento do serviço por parte da população ainda é um dos gargalos do SAMU. O maior problema está relacionado a liberação dos veículos, pois o tempo de resposta ao chamado depende da Regulação do Serviço. As equipes trabalham para que todo chamado da regulação seja rapidamente atendido pela base, com saída imediata da unidade solicitada. Apesar das constantes campanhas de conscientização um problema ainda persiste, os trotes, que atrapalham as equipes e prejudicam aqueles que verdadeiramente necessitam de atendimento.
Veja Também
Energisa restabelece energia em Vila Calderita
Operação feriado tem início na BR-364; obras terão restrições