Rondônia, 18 de dezembro de 2025
Geral

Deputados discutem com produtores o setor pecuário de Rondônia

Reunidos na manhã de segunda-feira (25) na sede da Coopervil em Vilhena deputados estaduais discutiram a situação atual do setor pecuário de Rondônia. Participaram do evento o líder do governo, deputado estadual Luizinho Goebel (PV), o presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia, deputado Maurão de Carvalho (PPS), o vice-governador Daniel Pereira () e a deputada Rosangela Donadon (PMDB).
A discussão girou em torno da pauta da arroba do boi e a cartelização dos frigoríficos no estado, que tem causado prejuízos aos pecuaristas. Com 120 mil propriedades rurais e mais de 13 milhões de cabeças de bovinos e bubalinos, o sétimo maior rebanho do país, foram abatidos cerca de 2.4 milhões de cabeças em 2015, segundo dados da EMATER-RO.
Foram discutidos ainda os incentivos fiscais dados pelo governo aos frigoríficos no Estado, apesar disso o processo de cartelização implantado pelos grandes frigoríficos fechou indústrias causando desemprego e obrigando os produtores se sujeitarem à política de preço dos frigoríficos.
O presidente da ALE disse que o objetivo da criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito na Assembleia (CPI) é justamente nesse sentido, para debater as questões envolvendo o setor. Para Maurão a união da categoria é fundamental para que os problemas debatidos sejam devidamente levantados para se buscar uma solução. O líder do governo, deputado Luizinho, enalteceu a iniciativa da Assembleia Legislativa, a abertura que o presidente Maurão tem dado a todas as categorias para debater seus problemas. Acrescentou que o governo estará aberto ao diálogo com a categoria para que se obtenha o melhor avanço em prol do setor produtivo pecuário de Rondônia.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Com foco na segurança viária, governo de Rondônia promove curso de capacitação para mototaxistas

Prefeitura de Porto Velho decreta recesso administrativo entre 19 de dezembro e 4 de janeiro

Nova 364 presta 1,2 mil atendimentos na BR-364 na fase de testes

Empresário de Rondônia preso com mais de 100 kg de ouro em Roraima é condenado a 8 anos e 11 meses de prisão