Rondônia, 06 de fevereiro de 2026
Geral

Desafio 24 horas: Ultramaratonista corre em Porto Velho para apoiar combate ao câncer infantil

O fim de semana teve um significado a mais para os maratonistas de Porto Velho. Isso porque o ultramaratonista Carlos Dias esteve na capital de Rondônia para o Desafio 24 horas, parte do projeto ‘Transformando Quilômetros em Sorrisos’, que tem o objetivo de estimular a prevenção e o combate ao câncer infantil, além de incentivar a prática esportiva e angariar fundos para ajudar na manutenção do Grupo de Apoio a Adolescentes e Crianças com Câncer (GRAACC), entidade com sede em São Paulo que atender centenas de pacientes. Em Rondônia, o Instituto São Pellegrino apoiou a causa.

O desafio começou às 14 horas do último sábado (5) e foi acompanhado por dezenas de atletas amadores e profissionais, inclusive de outros estados. O escritor, servidor público aposentado e maratonista amador Francisco José César mora em Brasília e veio a Porto Velho especialmente para participar do Desafio 24 horas. Ele conta que já participou de competições internacionais amadoras desde a Noruega até a Muralha da China. Para Francisco César “correr por si já é difícil e Carlos Dias corre em defesa dos outros, corre pelos outros, o que torna sua missão ainda mais nobre”.

Carlos Dias permaneceu correndo em esteiras no Porto Velho Shopping até as 22 horas, sempre acompanhado de atletas amadores. Depois o atleta correu pelo Espaço Alternativo e também pelos principais pontos turísticos de Porto Velho. No início da madrugada, ele voltou para a esteira, dessa vez numa das academias da cidade e finalizou a maratona no shopping, aplaudido por centenas de pessoas ao longo da jornada.

O ultramaratonisna Carlos Dias é o único atleta sul-americano a correr maratonas nos quatro desertos do planeta e participar de competições com alto grau de dificuldade em todos os continentes. O projeto ‘Transformando Quilômetros em Sorrisos’ consiste em correr 24 horas seguidas em todas as capitais brasileiras contra o câncer infantil.

Apoio
Na tarde de sexta-feira (4), o atleta visitou a sede do Instituto São Pellegrino, em Porto Velho, conheceu os setores de radioterapia, quimioterapia e braquiterapia. Conversou com diversos pacientes e levou palavras de apoio e, narrando suas dificuldades nas competições pelo mundo afora, destacando a necessidade de manter a autoconfiança e otimismo nos momentos de provação.

O diretor clínico do São Pellegrino, médico Antônio Lopes, e a diretora administrativa, Gláucia Roberta, agradeceram a disponibilidade do atleta em defender uma causa tão nobre quanto o combate ao câncer, coisa que, segundo eles, “merece o apoio e incentivo do São Pellegrino e toda a sociedade rondoniense.”

Na noite de sexta-feira, Carlos Dias ministrou palestra com o tema ‘Inteligência na Adversidade’, com foco na motivação pessoal como um dos principais fundamentos para se obter sucesso e superar obstáculos, tanto no esporte quanto nas questões rotineiras.


SIGA-NOS NO

Veja Também

Fecomércio: 97% das empresas brasileiras não estão preparadas para a reforma tributária, aponta pesquisa

Justiça determina correção no edital do concurso da Assembleia e reforça exigência de registro no CRC

Carnaval em Porto Velho contará com estrutura especial de segurança

Governo de Rondônia reforça vacinação contra gripe durante período de maior circulação viral no estado