Desfile de escolas de samba ainda indefinido
Em reunião no Palácio Tancredo Neves esta semana o prefeito de Porto Velho, Mauro Nazif, e o presidente da Fundação Municipal de Cultura, Christian Camurça, receberam os dirigentes das Escolas de Samba de Porto Velho e da Fesec Federação das Escolas de Samba de Rondônia. O objetivo do encontro foi discutir os detalhes do desfile das Escolas de Samba que foi transferido de sua data original (fevereiro), devido a cheia do rio Madeira, para o mês de julho.
O primeiro tema a ser debatido foi quando a data do desfile, programada inicialmente para os dias 25, 26 e 27 de julho. Segundo os representantes das Escolas, não há tempo para preparação do desfile e solicitaram mais um adiamento. Precisamos de mais tempo para preparar tudo e de mais recursos, pois o repasse feito pela prefeitura não é suficiente para cobrir todos os gastos e o Governo do Estado, depois de se comprometer em nos apoiar, voltou atrás e cancelou o repasse, explicou Antônio das Chagas Santos, o Cabeleira, presidente da Fesec.
Quanto a questão de um repassa maior de recursos financeiros, Camurça explicou que a prefeitura não poderá disponibilizar nenhuma quantia. Através de convênio público a prefeitura repassou R$ 350 mil reais para serem divididos entre as sete escolas. Somos impedidos, por lei, de aumentar esse valor, ou abrir novo convênio para o mesmo fim, argumentou Camurça.
Para solucionar os impasses, ficou acordado que o presidente da Fundação Municipal de Cultura buscará patrocínio de empresas privadas para custear parte do valor que ainda falta para a montagem do enrendo das escolas e que, se ficar acertado que o desfile ocorrerá, ele será na semana de comemoração do centenário de Porto Velho (02 de outubro). O que marca um lugar é sua história, e o desfile das escolas de samba faz parte da história de Porto Velho. Vamos unir esforços de todos para realizar essa importante manifestação cultural de nosso povo. Em tudo que a prefeitura puder contribuir, ela fará, declarou Mauro Nazif.
Veja Também
Governo de Rondônia segue apoiando moradores de Porto Velho atingidos pelas cheias
DNIT publica restrição de caminhões pesados em horário de pico no trecho urbano da BR-319
Grupo Rovema lança campanha solidária para ajudar famílias do Baixo Madeira
