Rondônia, 15 de dezembro de 2025
Geral

Desocupação do prédio da UNIR aconteceu durante a noite

O prédio da UNIR centro já foi desocupado durante a noite de segunda-feira, informou a direção da instituição. Não houve conflitos mas os estudantes garantem que novas manifestações ainda acontecerão. O local estava ocupado desde a última semana por estudantes que protestam pela adesão da instituição ao ENEM, cancelando o vestibular. A decisão concedendo reintegração é do juiz da 1ª Vara Federal em Rondônia, Flávio da Silva Andrade.

A procuradoria jurídica da Unir sustentou em juízo que os alunos estavam exigindo arbitrariamente a saída da universidade do Enem e que o grupo de invasores que ocupa o prédio da União impedindo o livre acesso do reitor e dos outros servidores, prejudicando o regular andamento das atividades administrativas nas unidades ali instaladas.

A justiça mandou intimar o acadêmico da Unir, Daniel Ferreira, indicado como um dos líderes da ação de invasão e membro do Movimento Estudantil Popular Revolucionário. Ao saber que menores também participam do movimento estudantil que ocupa as instalações da Universidade Federal de Rondônia, o magistrado Flávio Andrade ordenou que o Conselho Tutelar fizesse o acompanhamento da ação de desocupação do prédio, assinalando ele que “as forças policiais deverão, dentro dos ditames legais e constitucionais, retirar os manifestantes, restabelecendo a ordem e o respeito à coisa pública”. Foi fixada multa diária de R$ 1.500,00, caso haja nova ação de invasão do patrimônio público federal pelos estudantes.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Férias com Segurança: Energisa orienta sobre cuidados para evitar acidentes elétricos

Estudantes recebem atividades de prevenção a violência, bullying e abuso em ação do TJRO

Laudo da PF revela falsificação em contrato e agrava escândalo da cota de gênero no PSB em Porto Velho

Briga entre duas mulheres termina com prisão no Centro de Porto Velho; PM usou gás de pimenta na ação