Rondônia, 27 de março de 2025
Geral

Detran de Rondônia deve emitir habilitação em até uma hora a partir de abril

O Departamento Estadual de Trânsito de Rondônia (Detran) está mudando o sistema de emissão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) no estado. Segundo o coordenador do setor, Sidney Eduardo Maio Filho, o órgão abandonará um sistema terceirizado por um próprio, mais leve e célere. Com isso, o documento será emitido em no máximo uma hora. Além disso, o condutor terá a opção de receber a CNH em casa, com entrega pelos Correios, por comodidade.

“Hoje estamos em fase de finalização do novo sistema. A intenção é que até o início de abril, ele já esteja funcionando. Com isso, ao invés de existir um processo físico será tudo online e, aqui em Porto Velho, o motorista poderá aguardar cerca de uma hora para receber a habilitação, ou se ele não tiver pressa e pode optar por receber em casa, através dos Correios”, explica Sidney.

O coordenador detalha que para quem for tirar a primeira habilitação, o procedimento com as autoescolas permanecem o mesmo. Passa por todo o processo de exames, aulas e provas teóricas e práticas. Ao final de todo o processo, após o aluno ser considerado habilitado, o Detran será informado e a habilitação segue para gráfica para ser impressa. “No interior do estado, hoje a habilitação demora cerca de cinco dias ser entregue ao condutor. Com o novo sistema reduzirá para, no máximo dois dias. Na cidade onde houver gráfica, esse tempo pode ainda ser menor”, diz.

Sobre a entrega pelos Correios, Sidney explica que deve entrar em vigor a partir do segundo semestre e será opcional. “Hoje nós temos um convênio com os Correios, que fazem a entrega por malote. Com o novo sistema, o motorista pode optar, por comodidade, receber a habilitação em casa”, afirma o coordenador de habilitação do Detran.

SIGA-NOS NO Rondoniagora.com no Google News

Veja Também

Prefeito Charles Gomes é condenado por desviar recursos de convênio estadual e perde ação no STF

Licenciamento de veículos com placa final 1, 2 e 3 encerra na próxima segunda-feira

Banco Inter deve indenizar cliente de Rondônia por reter dinheiro indevidamente

Presidente da CPPD entrega ao Sindsef consulta de Confúcio Moura ao TCU sobre RT dos professores

AddThis Website Tools