Detran de Rondônia deve emitir habilitação em até uma hora a partir de abril

Hoje estamos em fase de finalização do novo sistema. A intenção é que até o início de abril, ele já esteja funcionando. Com isso, ao invés de existir um processo físico será tudo online e, aqui em Porto Velho, o motorista poderá aguardar cerca de uma hora para receber a habilitação, ou se ele não tiver pressa e pode optar por receber em casa, através dos Correios, explica Sidney.
O coordenador detalha que para quem for tirar a primeira habilitação, o procedimento com as autoescolas permanecem o mesmo. Passa por todo o processo de exames, aulas e provas teóricas e práticas. Ao final de todo o processo, após o aluno ser considerado habilitado, o Detran será informado e a habilitação segue para gráfica para ser impressa. No interior do estado, hoje a habilitação demora cerca de cinco dias ser entregue ao condutor. Com o novo sistema reduzirá para, no máximo dois dias. Na cidade onde houver gráfica, esse tempo pode ainda ser menor, diz.
Sobre a entrega pelos Correios, Sidney explica que deve entrar em vigor a partir do segundo semestre e será opcional. Hoje nós temos um convênio com os Correios, que fazem a entrega por malote. Com o novo sistema, o motorista pode optar, por comodidade, receber a habilitação em casa, afirma o coordenador de habilitação do Detran.
Veja Também
Prefeito Charles Gomes é condenado por desviar recursos de convênio estadual e perde ação no STF
Licenciamento de veículos com placa final 1, 2 e 3 encerra na próxima segunda-feira
Banco Inter deve indenizar cliente de Rondônia por reter dinheiro indevidamente
Presidente da CPPD entrega ao Sindsef consulta de Confúcio Moura ao TCU sobre RT dos professores
