Rondônia, 13 de setembro de 2024
Geral

Detran divulga calendário de pagamento do IPVA de 2024

|
da Assessoria

O Departamento Estadual de Trânsito de Rondônia (Detran/RO) divulga o Calendário de Licenciamento 2024 regulamentado pela Portaria nº 30 de 5 de janeiro de 2017, que estabelece os prazos para o licenciamento de veículos registrados no Estado. O documento é obrigatório e deve ser renovado todos os anos, de acordo com o Artigo 130 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

 

O diretor-geral da autarquia, Léo Moraes, informa aos condutores que, para licenciar o veículo e transitar de forma regular é necessário quitar todos os débitos pendentes, como o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), taxa de licenciamento e possíveis multas de trânsito. Além disso, é preciso regularizar pendências administrativas ou jurídicas, caso o veículo as tenha.

Segundo o diretor Técnico de Veículos, Tiago Luís Veloso da Costa, os veículos que estão circulando fora da sua unidade federativa de registro não seguem o calendário de licenciamento do seu estado de origem, tampouco o calendário do estado em que está trafegando, e sim o calendário de licenciamento nacional estabelecido na  Resolução n. 110, de 24 de fevereiro de 2000 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

O diretor técnico lembra aos usuários que, o calendário fixa o prazo-limite para o pagamento regular do licenciamento de acordo com o final da placa. “Se não for realizado até o último dia útil do mês referente ao número final da placa, haverá incidência de multa. A regra é a mesma, todos os débitos do veículo devem estar quitados,” afirmou Tiago Veloso.

 

CALENDÁRIO DE PAGAMENTO 2024

 

PLACA FINAL 

1, 2 e 3  - até 28/3

4 - até 30/04

5 - até 31/05

6 - até 28/06

7 - até 31/07

8 - até 30/08

9 - até 30/09

10 - até 30/10

SIGA-NOS NO

Veja Também

Evitar atividades físicas ao ar livre está entre as recomendações do governo de Rondônia em decreto

Riscos das queimadas: Infectologista pediátrica alerta sobre impactos na saúde respiratória infantil

STF valida prisão após condenação pelo Tribunal do Júri

Governo assina decretos de isenção do ICMS e IPVA para veículos de pessoas com deficiência