Rondônia, 15 de novembro de 2024
Geral

Detran lança CNH digital em Rondônia

O novo formato da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), agora na versão digital (CNH-e) foi lançado pelo Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN). Rondônia é um dos pioneiros a disponibilizar o serviço que garante comodidade e praticidade aos condutores.

A carteira digital já está disponível para o Estado e para utilizar, o condutor precisa fazer o cadastro no Portal de Serviços do Denatran, e baixar o aplicativo gratuito disponível na versão mobile pelo Play Store (Android) e Apple Store (iOS).

Após esse processo, o Denatran enviará por e-mail um código de ativação para o usuário, que permitirá o acesso ao aplicativo, e na primeira vez do uso, é preciso criar uma senha de quatro dígitos para armazenar as informações do condutor com segurança.

Para utilizar a ferramenta, o usuário precisa ter a versão mais recente da CNH, com o QR Code, sistema criptografado de acesso de informações. As carteiras tiradas a partir de maio de 2017 contam com o código. Caso a carteira não esteja atualizada, o condutor pode solicitar a segunda via, no valor de R$ 104,00.

A ferramenta possui o mesmo valor jurídico da impressa, evitando qualquer constrangimento caso o condutor esqueça a carteira impressa em casa. Outra vantagem é que a CNH é o documento mais completo e atual, servindo como identificação e facilitando a rotina do cidadão.

Esta é uma das ações do programa de modernização do Departamento Estadual de Trânsito de Rondônia (DETRAN-RO), que visa à extinção das longas filas e redução da espera para recebimento dos documentos de habilitação e de veículos.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Dois meses após lançamento, cerca de 2 mil motoristas já têm CNH digital em Rondônia

Rondônia registra redução histórica nos índices de criminalidade em 2024

Na capital, apenas serviços essenciais serão mantidos pela Prefeitura no feriado desta sexta-feira

Gabinete do ódio: Comissão Eleitoral da OAB adverte dirigente da CAARO para cumprir decisão e faz novo alerta sobre cassação de registro