Rondônia, 22 de dezembro de 2025
Geral

Detran vai elaborar projeto para reorganizar trânsito de Ji-Paraná

Com o objetivo de reorganizar o trânsito e diminuir o número de acidentes em Ji-Paraná, o secretário regional, Ari Saraiva, e a prefeitura do município solicitaram junto ao Departamento Estadual de Trânsito de Rondônia (Detran/RO) a visita de técnicos e a elaboração de um projeto para ser implantado pela Empresa Municipal de Transporte Urbano (EMTU). Por determinação do governador Ivo Cassol, o diretor-geral do Detran, Joarez Jardim atendeu a solicitação. O engenheiro de trânsito do Detran, Luís Cláudio de Oliveira, o desenhista do Detran, Sérgio Agria, presidente da EMTU, Luís Carlos Costa e Ari Saraiva se reuniram para comentar sobre os pontos críticos do trânsito no município e iniciar a elaboração do projeto. “São quase 400 mil veículos em Rondônia e o Governo do Estado vem realizando parcerias com as prefeituras para reduzir os acidentes fatais”, comentou Ari Saraiva.

O engenheiro mecânico especializado em engenharia do trânsito, Luís Cláudio de Oliveira afirmou que ele e o desenhista Sérgio Agria vão ficar até o próximo dia 30 em Ji-Paraná para realizar um estudo do trânsito, com o apoio de quatro técnicos da EMTU, e, em seguida, vão elaborar o projeto com as sugestões das mudanças que devem ser feitas para reduzir os acidentes no trânsito. “O principal causador de acidentes é a imprudência dos motoristas, que precisam ser sensibilizados sobre a importância de obedecer às regras do trânsito. Este trabalho de reorganização do trânsito vai ser realizado em 16 municípios até o final deste ano, sendo que já foi realizado em Vilhena e Cerejeiras”, informou o engenheiro.

O presidente da EMTU, Luís Carlos comentou sobre os principais problemas do trânsito em Ji-Paraná. De acordo com ele, o município é carente de sinalização, faltam estacionamentos próximos aos bancos e nas principais avenidas, os motoqueiros estacionam nas calçadas, os comerciantes não respeitam os horários de carga e descarga, entre outros. “Nós vamos colaborar com o levantamento e procurar desenvolver o projeto para garantir a segurança no trânsito”, comentou o presidente da EMTU, ressaltando que o recurso que será utilizado na implantação deste projeto é o percentual do IPVA repassado pelo Governo do Estado para a prefeitura.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Governo sorteia R$ 500 mil em prêmios do programa Nota Legal

Governador Marcos Rocha está decidido não concorrer ao Senado em meio ao alerta de forte crise fiscal em sua gestão

Imagens exclusivas mostram avião onde estavam Maurício Carvalho e vereador pegando fogo em Extrema

Vídeo: Avião com Márcio Pacelle e Maurício Carvalho faz pouso forçado e pega fogo em Extrema