Detran vai elaborar projeto para reorganizar trânsito de Ji-Paraná
Com o objetivo de reorganizar o trânsito e diminuir o número de acidentes em Ji-Paraná, o secretário regional, Ari Saraiva, e a prefeitura do município solicitaram junto ao Departamento Estadual de Trânsito de Rondônia (Detran/RO) a visita de técnicos e a elaboração de um projeto para ser implantado pela Empresa Municipal de Transporte Urbano (EMTU). Por determinação do governador Ivo Cassol, o diretor-geral do Detran, Joarez Jardim atendeu a solicitação. O engenheiro de trânsito do Detran, Luís Cláudio de Oliveira, o desenhista do Detran, Sérgio Agria, presidente da EMTU, Luís Carlos Costa e Ari Saraiva se reuniram para comentar sobre os pontos críticos do trânsito no município e iniciar a elaboração do projeto. São quase 400 mil veículos em Rondônia e o Governo do Estado vem realizando parcerias com as prefeituras para reduzir os acidentes fatais, comentou Ari Saraiva.
O engenheiro mecânico especializado em engenharia do trânsito, Luís Cláudio de Oliveira afirmou que ele e o desenhista Sérgio Agria vão ficar até o próximo dia 30 em Ji-Paraná para realizar um estudo do trânsito, com o apoio de quatro técnicos da EMTU, e, em seguida, vão elaborar o projeto com as sugestões das mudanças que devem ser feitas para reduzir os acidentes no trânsito. O principal causador de acidentes é a imprudência dos motoristas, que precisam ser sensibilizados sobre a importância de obedecer às regras do trânsito. Este trabalho de reorganização do trânsito vai ser realizado em 16 municípios até o final deste ano, sendo que já foi realizado em Vilhena e Cerejeiras, informou o engenheiro.
O presidente da EMTU, Luís Carlos comentou sobre os principais problemas do trânsito em Ji-Paraná. De acordo com ele, o município é carente de sinalização, faltam estacionamentos próximos aos bancos e nas principais avenidas, os motoqueiros estacionam nas calçadas, os comerciantes não respeitam os horários de carga e descarga, entre outros. Nós vamos colaborar com o levantamento e procurar desenvolver o projeto para garantir a segurança no trânsito, comentou o presidente da EMTU, ressaltando que o recurso que será utilizado na implantação deste projeto é o percentual do IPVA repassado pelo Governo do Estado para a prefeitura.
Veja Também
Número 192 está temporariamente inoperante em Porto Velho; veja como acionar
Decreto oficializa o Plano Emergencial de Limpeza Urbana em Porto Velho
Procon realiza fiscalização em papelarias e alerta sobre economia
Jornal Nacional destaca trabalho da Marquise ambiental no Ceará